Desvende a surpreendente Bruxelas

Embarque rumo a este destino rico em história, arquitetura e gastronomia.

Beleza e romantismo são, sem dúvida, algumas das características marcantes de Bruxelas, capital da Bélgica. Considerada uma das mais importantes cidades do continente por ser a sede da União Europeia, da Otan e do Parlamento Europeu, é riquíssima em história, arquitetura e, claro, uma referência por seus maravilhosos produtos: cerveja, batata frita e chocolate.

Dona de um ótimo e eficaz sistema de transporte, está repleta de monumentos históricos no centro, prédios mais modernos da administração da UE e construções em art nouveau.

Com 183 nacionalidades, 28 países representados por meio da União Europeia, Bruxelas é um verdadeiro caldeirão cultural. O idioma oficial e mais falado é o francês, mas a região abrange também o neerlandês (ou flamengo), dialeto derivado da língua holandesa.

Rica em atrações turísticas, um de seus principais pontos é a charmosa Grand-Place, uma das mais exuberantes praças do mundo, Patrimônio Mundial da Unesco que abriga importantes edifícios como, por exemplo, o imponente prédio da Prefeitura, construído entre 1402 e 1455. Além disso, o local é o endereço da Casa do Rei, que é o atual Museu de Bruxelas e conta a história da região de uma forma dinâmica. Atraindo turistas de diversos países durante o ano inteiro, a dica especial é programar a viagem para o mês de agosto em um ano par, quando acontece a exposição de um incrível tapete produzido com mais de 500 mil flores.

Outras atrações: o Atomium, uma imponente estrutura de metal que simula um átomo gigante, é um tradicional ponto turístico; a escultura é para Bruxelas o mesmo que a Torre Eiffel é para Paris. Além desta, também é bastante popular o Manneken Pis, uma estátua de 1619, do artista François Duquesnoy, que reproduz um menino urinando. A obra é rodeada por diversas lendas, mas a mais divulgada é que o filho de um duque, no final do século 12, foi flagrado urinando em uma árvore nos arredores de uma grande batalha. A cena ficou marcada como uma espécie de “ato de resistência” – daí a relação da cidade e dos habitantes com a obra. Durante todo o ano, a administração da cidade veste a estátua com diferentes figurinos, especialmente em datas comemorativas e eventos na cidade, tornando-a ainda mais icônica e divertida.

DELÍCIAS GASTRONÔMICAS BELGAS

Bruxelas | Crédito: Shutterstock

Na passagem por Bruxelas, prove algumas das típicas delícias belgas. Caminhe pelas ruas centrais, pare em algumas das várias barraquinhas e aprecie as famosas batatas fritas em copos, as conhecidas e saborosas cervejas e, claro, os magníficos chocolates.

RESPIRE ARTE NA CIDADE DE TINTIM E DOS SMURFS

Musées Royaux des Beaux Arts – Bruxelas | Crédito: Shutterstock

Bruxelas é o berço de personagens como Os Smurfs e Tintim e ostenta o título de capital mundial dos quadrinhos, tendo um museu completamente dedicado ao tema – o Museu de Comic Art de Bruxelas. A cidade também abriga os Musées Royaux des Beaux Arts, ou Museus Reais de Belas Artes, uma coletânea de seis museus interligados que dispõem de um acervo com cerca de 20 mil obras, entre pinturas, desenhos e esculturas produzidos desde o século 15 por importantes artistas plásticos flamengos, como Bruegel, Rubens, Bosch e Van Dyck, além dos mundialmente renomados Auguste Rodin, Paul Gauguin e Jan Fabre. O local conta ainda com obras de artistas surrealistas do século 20, encabeçados por Magritte, que tem um museu próprio, totalmente dedicado à sua vida e obra. Um sonho para qualquer amante de história e arte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0