Destinos para curtir na melhor idade

Montevidéu – Uruguai | Crédito: Shutterstock

Viajar, encantar-se com novos lugares e conhecer pessoas, tudo com conforto e infraestrutura adequada: separamos alguns destinos preparados para atender com maestria os aventureiros da melhor idade. Confira só!

Balneário Camboriú – Santa Catarina

Situada no litoral catarinense, Balneário Camboriú, ou BC, como também é conhecida, é o destino certo para uma viagem embalada pelo som das ondas e com direito a muitos banhos de sol e mar, especialmente nos meses de verão e primavera.

Cidade pequena e próxima do mar, seu tamanho e disposição – as atrações e pontos turísticos muitas vezes ficam bem próximos uns dos outros – privilegiam viajantes apreciadores das caminhadas relaxantes e passeios realizados a pé. Exemplo disso é a Praia Central, localizada a curta distância do Passeio San Miguel (galeria a céu aberto repleta de estabelecimentos comerciais) e cuja orla é cheia de restaurantes e lojinhas. A estação Barra Sul do Parque Unipraias, programa imperdível na visita ao destino, também fica a poucos passos da praia e do Molhe da Barra Sul, uma espécie de mirante situado em um espaço muito gostosinho.

Além disso, anualmente, no mês de abril, a cidade recebe o Encontro da Feliz Idade do Mercosul e América Latina. Ótima oportunidade para fazer novos amigos e aprender sobre a cultura dos nossos vizinhos. Sua programação conta com palestras e diversas atividades, incluindo bailes temáticos, show de talentos, atividades na praia e concurso de rei e rainha do encontro.

As praias de Balneário Camboriú
Brasil: destinos para curtir as férias de verão

Holambra – São Paulo

A estrutura local, assim como os restaurantes, doçarias e o Museu Histórico de Holambra são evidência da forte influência holandesa na Cidade das Flores. No restaurante Old Dutch, por exemplo, o cardápio mistura os idiomas português e holandês e oferece entradas como Krieltjes (batatinhas salteadas) e Rookworst (salsichão defumado servido com salada).

Pacata, Holambra atrai turistas amantes de caminhadas leves e tranquilas e contemplação e tem na arquitetura um dos seus maiores atrativos, com casinhas de fachada colorida e telhados inclinados, daqueles típicos germânicos/holandeses, pensados para evitar o acúmulo de neve.

No mês de setembro, a cidade sedia o Expoflora, festival que colocou o destino no mapa turístico. O evento exibe tulipas e outras flores e conta com um desfile com direito a chuva de pétalas e muita música, grupos de danças holandesas, artesanato e comidas típicas.

Holambra: conheça a capital nacional das flores
Aventura por terras brasileiras

Caldas Novas – Goiás

Junto à vizinha Rio Quente, Caldas Novas é considerada o maior manancial hidrotermal do mundo. Por lá, as águas são naturalmente aquecidas e a cidade também conta com uma infraestrutura completa de lazer nos parques aquáticos, oferecendo uma variedade de piscinas hidrotermais. Além disso, dá para aproveitar a rica gastronomia da região, estrelando, entre outros quitutes, o empadão goiano (torta salgada típica de Goiás com recheios diversificados), uma delícia!

O Parque Estadual da Serra, recheado de trilhas e cachoeiras, é outro destaque da cidade e um passeio gostoso para turistas amantes da natureza.

Além da água quente: saiba aonde ir em Caldas Novas
Guia de destino: Rio Quente – Goiás

Montevidéu – Uruguai

A capital do nosso acolhedor vizinho Uruguai é charmosa, arborizada e colada no Rio da Prata. Habituados aos viajantes brasileiros, os uruguaios entendem o “portunhol” muito bem, o que simplifica a comunicação. Circular pela rambla (calçadão), conhecer a Ciudad Vieja (bairro mais antigo da cidade) e apreciar as delícias locais, como carnes macias, bons vinhos, mate, doces de leite e o famoso “pan con grasa” ou “factura” (saborosos pãezinhos salgados que geralmente são servidos pela manhã ou no café da tarde), são atividades quase que obrigatórias na passagem pela cidade.

Montevidéu: história e tradição na capital uruguaia
Um dia em Del Sacramento

Miami – Estados Unidos

Bastante frequentada pelos brasileiros, Miami tem clima agradável e oferece muitas atividades ao ar livre, como caminhada ou passeio de bicicleta pela bonita e badalada Ocean Drive, uma via à beira-mar enfeitada por coqueiros e endereço de diversos bares e restaurantes. É possível dar uma voltinha de air boat (barco que funciona a hélice) pelo Parque Nacional Everglades, área de pântanos e jacarés, passar dias ensolarados e relaxantes na praia e visitar ótimos pontos para apreciar o pôr do sol, como o South Pointe Park.

Outra atração interessante é o Museu Vizcaya, cuja sede é uma mansão extraordinária edificada às margens da Baía de Biscayne e enfeitada com uma área verde muito bonita e agradável. Antes residência de inverno do magnata americano James Deering (1859–1925), hoje o casarão funciona como uma casa-museu e leva os visitantes a uma viagem no tempo por meio dos seus aposentos decorados com obras de arte e antiguidades adquiridas por Deering na Europa e nos Estados Unidos.

A viagem a Miami pode, ainda, ser combinada com uma visita à ilha Key West. A estrada que dá acesso a ela fica sobre o mar e já vale o passeio. O destino final é composto de cenários e praias de tirar o fôlego e tem na casa onde morou o prestigiado autor americano Ernest Hemingway um de seus pontos turísticos mais interessantes – há muita história por trás da sua fachada encantadora.

Miami: conhecendo o Parque Nacional Everglades
Um dia de compras pertinho de Miami

Sintra – Portugal

Pouco menos de 30 km separam a capital Lisboa da lindíssima Sintra. Localizada aos pés da serra de mesmo nome, a cidade tem a paisagem composta por belezas naturais e construções extravagantes. O roteiro de atrações e pontos turísticos do destino inclui castelos e palácios (Castelo dos Mouros, Palácio Nacional da Pena, Quinta da Regaleira, entre outros), um centro histórico supercharmoso e gastronomia reconhecida principalmente pelos travesseiros de Sintra (bolo feito à base de massa folhada, recheado com creme de ovo e amêndoa) e a popular queijada (bolo preparado com queijo fresco).

Portugal: o melhor destino turístico do mundo
Conheça Portugal!

Já esteve em alguma dessas cidades? Tem algum destino para recomendar? Conta pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0