Blumenau: cerveja, um patrimônio nacional

Blumenau - Santa Catarina

Assim como Munique é para a Alemanha, Blumenau é a primeira coisa que você lembra quando te falam de Oktoberfest no Brasil. De fato, durante o mês de outubro a cidade catarinense realiza a sua própria versão da festa, atraindo turistas de todos os cantos do Brasil. A edição 2015 recebeu quase meio milhão de pessoas, que consumiram 590 mil litros de chope. Dá para ter um gostinho deste tradicional evento alemão. Mas não é só durante a festa que a cerveja está presente no dia a dia de Blumenau.

Tradição cervejeira

Seguindo a tradição da colonização germânica, proliferaram pela região as cervejarias – desde as mais famosas até as pequenas locais. Grande parte delas abre as portas de suas fábricas para visitação, e em todas é possível degustar as especialidades da casa. Nem é preciso dizer que é melhor evitar o carro em um passeio desses… Cheque com seu agente de viagens sobre os tours pelas cervejarias, pois assim, além de garantir sua segurança e a dos outros, você ainda tem tempo de tirar um cochilo no fim do passeio.

Entre os estabelecimentos mais conhecidos estão a Bierland, Borck, Das Bier, Eisenbahn, Handwerk, Heimat, Holzweg, Kienzen, Oktobier, Schornstein, Wunder Bier e Zehn Bier. Todas seguem a famosa Reinheitsgebot, Lei Alemã da Pureza. Tal é a importância da bebida para a cidade que ali há também o Museu da Cerveja. Que reúne antigos objetos utilizados no processo de fabricação. E também fotos e documentos que contam um pouco mais sobre esta tradição local.

Para encerrar o tema, faça uma visita à Escola Superior de Cerveja e Malte – sim, ela existe. Há a opção gratuita de uma visita simples, que acontece de terça a sábado das 11h às 17h. Já a visitação guiada com degustação acontece às 15h, tem um valor de R$ 60 e deve ser previamente agendada. A escola oferece cursos de degustação e produção de cerveja, Sustentabilidade nas cervejarias, Mestre cervejeiro. Além de Microbiologia da cerveja, Importação e Exportação, Inovação e Criatividade em cervejarias, entre tantos outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0