As belezas de Arraial d’Ajuda

Arraial d'Ajuda - Porto Seguro - Bahia | Crédito: Shutterstock.com

Arraial d'Ajuda - Porto Seguro - Bahia | Crédito: Shutterstock

Arraial d'Ajuda - Porto Seguro - Bahia | Crédito: Shutterstock.com

Arraial d’Ajuda – Porto Seguro – Bahia | Crédito: Shutterstock.com

Já falamos por aqui o quão incrível é o litoral baiano, não? Salvador, as Costas do Cacau e do Dendê, e também a Costa do Descobrimento e suas pequenas vilas – todos estes destinos valem não somente uma visita, mas várias! Saindo de Porto Seguro, por exemplo, é possível combinar várias destas praias e montar um roteiro personalizado para a sua viagem. Praias quase virgens, vegetação nativa exuberante, cultura e história são os grandes atrativos por ali.

Arraial d’Ajuda

Um destes passeios é para Arraial d’Ajuda, que fica a apenas quatro quilômetros de Porto Seguro. Cosmopolita mas rusticamente charmosa, repleta de belezas naturais, esta vila tornou-se destino obrigatório para quem quer uma viagem de estilo. Comece o passeio pelo Centro Histórico, que como outros da região, é tombado pelo Iphan. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda é um dos mais antigos templos cristãos do Brasil: foi erguida em 1551. Ela ainda abriga um mirante, de onde você enxerga toda a Estrada da Balsa e o encontro do rio Buranhém com o mar.

Broduei, lojas e muita praia

A vila também conta com sua própria Broadway, ou melhor, Broduei, assim mesmo em português. O calçadão é um dos pontos de maior movimento, junto com a Rua do Mucugê. Lojinhas, butiques e bares fazem deste o lugar ideal para uma happy hour ou para esticar a noite um pouco mais. Aproveite para experimentar um dos restaurantes dali, que são reconhecidos por sua gastronomia de padrão internacional. A Praia do Mucugê, exatamente ali no centrinho da vila, tem uma faixa larga de areia, mar tranquilo e piscinas naturais quentes e transparentes.

Vá também para a Praia do Parracho, outro lugar bastante procurado pelos turistas. No local, uma grande casa de shows de mesmo nome promove as festas mais concorridas de toda a região. Fora deste burburinho, visite a Ponta do Apaga-fogo, situada às margens do Rio Buranhém, onde é possível se banhar em qualquer período das marés; e a Praia do Taípe, que fica situada numa região de falésias exuberantes, num pedacinho semideserto com trechos intocados de mata nativa e um mar transparente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0