ALGARVE: UM PARAÍSO RECHEADO DE MUITA HISTÓRIA

Algarve - Portugal

A região portuguesa é marcada por muitas belezas naturais, praias, monumentos históricos e uma gastronomia de dar água na boca.

Ponto de partida dos portugueses para outros destinos, Algarve está sempre bem disposta a receber turistas. Dona de cenários incomparáveis, uma gastronomia de tradição mediterrânea, muita cultura, história e simpatia, esta região de Portugal conta com mais de 3 mil horas de sol por ano e é divida em três grandes faixas, o litoral, o barrocal e a serra, dominando com maestria a arte de bem receber.

UM MÁGICO LITORAL

Algarve – Portugal | Crédito: Shutterstock

Acompanhado por extensas faixas de finas areias, o mar traz tons de azul e é quase sempre calmo e quente. Um dos símbolos locais e perfeito para a prática de esportes náuticos, o litoral tem mais de 200 km de costa e também dispõe de algumas falésias douradas e pequenas baías entre as rochas.

O contexto monta um cenário simplesmente único e perfeito para ser guardado em fotos e memórias. E quando falamos da costa, a Praia da Marinha merece uma atenção especial, uma das mais belas de toda Algarve, é reconhecida por suas falésias e alta claridade da água. Outra que é simplesmente imperdível é a Praia da Rocha, em Portimão, tendo como principal traço as rochas entre o mar e a areia.

HISTÓRIA & CULTURA

Algarve – Portugal | Crédito: Shutterstock

Recheada com segredos que conquistam todos, Algarve é marcada por uma forte história e tem muitos tesouros que merecem ser visitados. Entre eles, a Igreja de São Lourenço de Almancil, que está localizada em Loulé e é toda revestida por azulejos datados de 1730, tornando-se um dos principais pontos turísticos da região. Outros destaques são as duas Catedrais da Sé, a de Silves, datada do século 15 e com estilo gótico, e a de Faro, erguida em 1251 e sede da diocese regional.

Em Concelho de Albufeira está o Castelo de Paderne, um importante monumento de Algarve, é um dos sete com a bandeira de Portugal e um exemplo da arquitetura militar muçulmana. Além dele, na Praia da Rocha está o Forte de Santa Catarina, que figurava como uma das principais defesas dos moradores e da barra do Rio Arade.

DELÍCIAS GASTRONÔMICAS

Crédito: Shutterstock

Peixes frescos e mariscos, grelhados ou em cataplanas, são os principais ingredientes da culinária regional. Entre as receitas mais pedidas, o famoso prato de amêijoas na cataplana rouba os corações de muitos visitantes. Uma das delícias mais tradicionais, é preparada com mariscos acompanhados por batatas, cebolas, chouriço, pimentão, tomate e ervas de cheiro e, servida na cataplana, o sabor é único.

A região de Algarve é composta por 16 municípios, cada um com sua própria identidade recheada de muitas paisagens e história. Inclua esta maravilha em seu roteiro e explore tudo o que ela tem a oferecer, aproveite para praticar esportes como o golfe, curtir as animadas noites das cidades mais cosmopolitas e relaxar em um dos vários resorts ou spas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0