O que fazer em Manaus: 10 pontos turísticos imperdíveis

Praia de Ponta Negra - Manaus - Amazonas | Crédito: Shutterstock

Praia da Ponta Negra - Manaus - Amazonas | Crédito: Shutterstock

Cidade mais cosmopolita do Norte do país, a antiga “Paris Brasileira” é famosa por ser a residência da Floresta Amazônica. De beleza sem fim, vida cultural intensa, saborosa gastronomia e, claro, gigantesca riqueza natural, a capital amazonense tem muito a oferecer aos seus visitantes. Então, que tal descobrir agora mesmo o que fazer em Manaus? Confira a seguir o que separamos especialmente para você!

8 pontos turísticos da região Norte do Brasil
Selva Amazônica: o que fazer e por que vale a pena conhecer

1. Teatro Amazonas

Teatro Amazonas - Manaus | Crédito: Shutterstock

Teatro Amazonas – Manaus – Amazonas | Crédito: Shutterstock

Símbolo da era de ouro de Manaus e um dos cartões-postais da cidade, foi inaugurado em 1896 e é palco para os mais variados espetáculos. O espaço já recebeu óperas, musicais, peças de teatro, shows de cantores líricos e populares, festivais, grupos de dança, bandas, corais e orquestras, por exemplo. Além disso, dispõe de um rico acervo histórico – ou seja, também funciona como um museu.

12 cartões-postais mais famosos do Brasil: quantos você conhece?

2. Mercado Municipal Adolpho Lisboa

Mercado Municipal Adolpho Lisboa - Manaus - Amazonas | Crédito: Shutterstock

Mercado Municipal Adolpho Lisboa – Manaus – Amazonas | Crédito: Shutterstock

Inspirado no antigo mercado Les Halles, de Paris, e datado de 1883, foi construído em art noveau e tombado como Patrimônio Histórico pelo Iphan. Embora tenha sido fechado para reforma, foi reinaugurado em 2013. O point é imperdível porque permite conhecer um pouco da cultura do povo amazônico, refletida em produtos regionais, itens medicinais e artesanato.

Manaus à mesa: conheça a gastronomia local

3. Encontro das águas

Encontro das Águas - Manaus - Amazonas | Crédito: Shutterstock

Encontro das Águas – Manaus – Amazonas | Crédito: Shutterstock

Um dos mais importantes patrimônios locais, o encontro das águas dos rios Negro e Solimões precisa estar na sua listinha de o que fazer em Manaus. Mas, afinal, como faz para observar esse fenômeno? Bem, existem duas opções: ir até o Mirante da Embratel, no bairro Colônia Antônio Aleixo, ou embarcar em um passeio para, além de ver, também sentir a temperatura diferenciada das águas. De uma forma ou de outra, a dica é ter o celular ou uma câmera em mãos para registrar esse momento.

4. Palácio Rio Negro

Palácio Rio Negro - Manaus - Amazonas | Crédito: Altrendo Images / Shutterstock.com

Palácio Rio Negro – Manaus – Amazonas | Crédito editorial: Altrendo Images/Shutterstock.com

Construído pelo alemão Waldemar Scholz, conhecido como o Barão da Borracha, o Palácio Rio Negro funcionou como sede do governo amazonense em 1918. Após algumas reformas se tornou um centro cultural e até hoje conta com exposições fixas e temporárias. Para completar, guarda diversas relíquias políticas e fotos dos governantes do estado, o que é perfeito para quem quer se aprofundar na história da região.

5. Bosque da Ciência

Ideal para aqueles que buscam passeios tranquilos e relaxantes, o Bosque da Ciência é uma área do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Dono de uma exuberante vegetação florestal e habitat de inúmeros animais, é dedicado ao conhecimento científico e educacional, bem como para o lazer. Ah! No decorrer do ano são realizados muitos eventos abertos ao público, então vale ficar de olho na programação.

6. Praia de Ponta Negra

Praia de Ponta Negra - Manaus - Amazonas | Crédito: Shutterstock

Praia de Ponta Negra – Manaus – Amazonas | Crédito: Shutterstock

Muito procurada pelos nativos e por quem procura por um lugar para se refrescar, a Praia de Ponta Negra é a mais famosa da cidade. Cheia de atrativos ao longo de todo o calçadão, ali dá para, por exemplo, curtir o visual da natureza, admirar a Ponte Iranduba (também chamada de Ponte Rio Negro), praticar atividades físicas ou simplesmente aproveitar o fim do dia ao ar livre. Mas atenção: é importante ressaltar que a praia só se forma quando o rio está baixo, OK?

Dica do viajante: Manaus, por Edson Heitor

7. Igreja São Sebastião

Igreja de São Sebastião - Manaus - Amazonas | Crédito: Cavan-Images / Shutterstock.com

Igreja de São Sebastião – Manaus – Amazonas | Crédito editorial: Cavan-Images/Shutterstock.com

Localizada na Praça São Sebastião, bem próxima ao Teatro Amazonas, a Igreja São Sebastião é um ponto imperdível para turistas religiosos. Uma das mais antigas de Manaus, traz arquitetura gótica, painéis e vitrais europeus, pinturas de artistas italianos e uma única torre.

8. Museu do Seringal

Criado inicialmente para as gravações do filme “A Selva”, o Museu do Seringal é uma verdadeira viagem até o auge da era da borracha. Isso porque, por meio de visitas guiadas, apresenta como era o modo de vida dos barões da borracha e dos seringueiros. O que vai ver por lá? A casa do barão, cujos itens vieram da Europa; o Barracão do Aviamento, onde ficavam guardados os instrumentos de trabalho do seringueiro; a Tapiri, casa de defumação da borracha; e trilhas pela mata até uma seringueira (tipo de árvore). Definitivamente esta é uma boa opção caso esteja procurando o que fazer em Manaus!

20 filmes para viajar sem sair de casa

9. Jardim Botânico de Manaus

Maior centro natural da cidade, o Jardim Botânico Adolho Ducke promove uma imersão na biodiversidade amazônica. Dispondo de trilhas, jardins, biblioteca, exposições e diversos espaços para desenvolvimento e pesquisa,  atrai, não à toa, os olhares de muitos visitantes. Portanto, caso esteja planejando uma viagem a Manaus, não deixe de incluir esse point no roteiro.

10. Parque Ecológico do Lago Janauari

Lago Janauari - Manaus - Amazonas | Crédito: Shutterstock

Lago Janauari – Manaus – Amazonas | Crédito: Shutterstock

Abrigo para igapós (vegetação inundada típica da Amazônia), árvores samaumeiras, orquidários, vitórias-régias – símbolos da região –, macacos, jacarés e uma série de outros habitantes que fazem parte de seu ecossistema, o Parque Ecológico do Lago Janauari é um reduto repleto de belezas naturais. Situado a uma hora de barco de Manaus, vale reservar um tempinho para explorá-lo com calma, já que o lugar inspira contato com a natureza e reflete a biodiversidade da região.

Ecoturismo no Brasil: confira lista com 10 destinos
Viajar na quarentena: saiba quais destinos nacionais já reabriram

E você, tem mais ideias de o que fazer em Manaus? Pois então compartilhe com a gente nos comentários, uma vez que assim você ajuda a esclarecer as dúvidas de outros turistas. Muito importante também é contar com a ajuda de um agente de viagens para ajudá-lo a planejar a próxima viagem. Dessa forma você se livra de perrengues e garante assistência antes, durante e depois do passeio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0