Tá a fim de ir pra Europa em um futuro próximo? Pois então aqui vai uma boa notícia: a reabertura da Espanha para viajantes brasileiros começa hoje, 24/08. Porém, é preciso já ter sido 100% vacinado contra a COVID-19 para poder entrar no país, apesar de haver algumas exceções. Continue lendo este post e fique por dentro de todos os detalhes!
Pós-pandemia: 12 destinos na Europa que todo mundo precisa visitar
Afinal, em quais países os brasileiros podem entrar?
Madri, Barcelona, Sevilha, Valência, Málaga, Santiago de Compostela… Não foi por acaso que todos esses nomes ganharam o mundo. E, basta uma visitinha a um(a) agente de viagens para se deparar com mais muitos outros destinos imperdíveis do país. Agora que a reabertura da Espanha já é uma realidade, você já pode começar a sonhar com a sua próxima viagem! No entanto, antes de qualquer coisa, é preciso ter em mãos um certificado de vacinação completo, que comprove que a última dose da vacina foi tomada pelo menos 14 dias antes da chegada ao país.
Catalunha: 8 atividades imperdíveis em Barcelona
Girona: um tour pela cidade catalã e pelos cenários de Game of Thrones
No momento, as vacinas aceitas são as seguintes: Pfizer-BioNTech, Moderna, AstraZeneca, Janssen, Sinovac/Coronavac e Sinopharm. Ou seja: quem tomou as principais vacinas aplicadas no Brasil, incluindo a Coronavac, vai poder entrar no país.
A única coisa é que o certificado precisa estar em espanhol, inglês, francês ou alemão. Portanto, não adianta ter sido vacinado e querer apresentar o certificado em português, OK? Para obter o documento em inglês ou espanhol, por exemplo, a dica é acessar a plataforma ConecteSUS por meio do site ou do app, disponível para smartphones Android e iOS. Todo o processo é bem simples, mas só é possível obter o certificado em outro idioma após tomar as duas doses da vacina ou, então, a vacina de dose única.
Ao mesmo tempo, é obrigatório preencher o formulário Spain Travel Health. Quem quiser, pode fazer isso por meio do aplicativo – há versões para Android e iOS. Ao terminar de preenchê-lo, um código QR é gerado. Este código, por sua vez, deve ser apresentado no momento do embarque e na chegada à Espanha.
Sim, mas você precisa fazer parte de uma das seguintes categorias para poder entrar no país:
a) espanhóis;
b) cônjuges de cidadãos espanhóis ou com união estável inscrita em um registro público, bem como filhos menores de 21 anos de cidadãos espanhóis ou nacionais da União Europeia e do Espaço Econômico Europeu. Deve-se apresentar cópia do passaporte do cidadão europeu e certidão de nascimento ou livro de família;
c) residentes na Espanha ou em outros países da União Europeia, Estados Schengen Associados, Andorra, Mônaco, Vaticano ou São Marino, que tenham como comprovar isso;
d) titulares de visto de longa duração emitido por um Estado-Membro ou Estado Schengen Associado;
e) pessoal de transporte, marinheiros e pessoal aeronáutico, necessários ao desempenho das atividades de transporte aéreo;
f) pessoal diplomático e consular, de organizações internacionais, militares, da proteção civil e membros de organizações humanitárias no exercício de suas funções;
g) pessoas que comprovem documentalmente motivos de força maior ou necessidade ou cuja entrada seja permitida por motivos humanitários;
h) estudantes que realizem os seus estudos em um país da União Europeia ou Estado Schengen associado e que possuam a correspondente autorização ou visto de estada de longa duração, desde que se dirijam ao país onde estudam e que a entrada ocorra durante o ano letivo ou nos 15 dias anteriores. Se o destino for a Espanha e a estada de até 90 dias, deve ser comprovado que os estudos são realizados em um centro de ensino autorizado;
i) trabalhadores altamente qualificados e cujo trabalho não pode ser adiado ou executado à distância. Isso inclui participantes em eventos esportivos.
Caso você se encaixe nas categorias a), b), c), d), e e) você deve documentar sua situação junto às autoridades de fronteira. Isso significa apresentar passaporte, visto, cartão de residência, certidão de casamento ou união estável e/ou livro de família, conforme o caso. Já as categorias f), g) e i) exigem entrar em contato com a Embaixada ou o Consulado para obter a autorização de viagem. Neste caso, basta escrever um e-mail para sc.brasilia@maec.es com pelo menos uma semana de antecedência.
Além disso, você precisa preencher o formulário Spain Travel Health e apresentar teste RT-PCR negativo para COVID-19, realizado no máximo 72h antes de chegar à Espanha, ou teste de antígeno, feito até 48h antes. Você só está dispensado(a) dos testes se tiver um certificado de recuperação da doença, que comprove a infecção no máximo 180 dias a partir da data de recolhimento da amostra.
Tratado de Schengen: o que é e por que é importante conhecer
Trânsitos fora do Espaço de Schengen podem ser feitos por todos os viajantes. Porém, devem permanecer na área internacional do aeroporto. Em contrapartida, o trânsito para outro país Schengen só está liberado para pessoas vacinadas ou, então, que se enquadrem nas categorias descritas acima.
Vale ressaltar que todos os passageiros que chegam à Espanha devem passar por um exame de saúde ainda no aeroporto. Isso inclui, pelo menos, uma medição de temperatura, checagem de documentos e avaliação visual do estado de saúde do viajante. Todos estão sujeitos à realização de um teste de antígeno.
E aí, agora que você já tem na ponta da língua tudo sobre a reabertura da Espanha, que tal fazer do país o seu próximo destino? Então consulte agora mesmo um(a) agente de viagens e comece a planejar a sua trip. Dessa forma, ao se programar com antecedência e com o apoio de um(a) profissional, você garante segurança e tranquilidade do embarque ao desembarque.
13 destinos para conhecer antes dos 30 anos
11 dicas de destinos no exterior para o público LGBT+
Depois volte aqui pra contar pra gente como foi, viu? Isso porque o seu depoimento pode instigar outras pessoas a embarcarem rumo ao Velho Continente!
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL