Viagem de avião: dicas para minimizar os incômodos durante o voo

Muita gente ama viajar, isso é um fato, mas não são todos que se sentem confortáveis dentro de um avião. Além do medo de voar, muitos passageiros também sofrem inchaço nas pernas, barriga estufada, pressão no ouvido e ressecamento dos olhos e da pele. Não dá para evitar alguns desses incômodos, porém é, sim, possível reduzi-los bastante.

Cuidados com a bagagem
Dicas para evitar mal-estar no avião e enjoos corriqueiros
Cuidados com a saúde na hora de viajar

A Cartilha de Medicina Aeroespacial do Conselho Federal de Medicina, que pode ser baixada aqui, dá algumas dicas e recomendações para os viajantes. Confira algumas delas a seguir!

Antes do voo

Por dentro de alguns cuidados antes do voo | Crédito: Shutterstock

Evite bebidas com gás e comidas que fermentam com facilidade antes do voo | Crédito: Shutterstock

Quem tem alguma doença crônica ou está em recuperação tem risco maior em viagens de avião. Nestes casos, o desconforto comum pode se agravar, por isso é preciso consultar um médico antes de embarcar. Sabe o por quê? Medicamentos para uso específico devem ser levados na quantidade correta, uma vez que pode não ser tão fácil assim encontrá-los no destino final. Além disso, peça para o seu médico um atestado para o uso de medicamentos, pois há países que exigem este documento.

Seguro viagem x assistência médica
Como arrumar a mala para viagens?

Saúde também tem tudo a ver com a alimentação, portanto pegue leve! Dica: vale evitar bebidas com gás e comidas que fermentam com facilidade – como, por exemplo, feijão e repolho – um dia antes do embarque. Isso também vale para bebidas alcóolicas, já que o álcool diminui a capacidade de as células cerebrais utilizarem o oxigênio, o qual, por sua vez, já fica comprometido dentro da aeronave.

Durante o voo

Como se cuidar durante o voo? Descubra a seguir! | Crédito: Shutterstock

Como se cuidar durante o voo? Descubra a seguir! | Crédito: Shutterstock

Quem costuma sofrer com enjoos durante a viagem deve dar preferência à poltrona ao lado da janela, perto das asas e não beber ou comer em excesso. Alimentos gordurosos e condimentados podem agravar a situação. A fim de evitar trombose – causada pela imobilização do corpo por tempo prolongado, somada a fatores de saúde preexistentes –, as principais recomendações são utilizar roupas confortáveis e executar pequenos exercícios durante o voo. Ao mesmo tempo, meias elásticas também podem ajudar.

Depois do voo

avião

Lembre-se de higienizar as mãos com frequência | Crédito: Shutterstock

Um problema comum em visitas a outros países é ficar com o intestino solto, devido à ingestão de alimentos e líquidos contaminados ou, então, por conta de hábitos diferentes de alimentação. Sendo assim, beba bastante água e redobre a atenção em relação às medidas básicas de saúde, como a higienização das mãos várias vezes ao dia e principalmente após visitar locais com grande fluxo de pessoas.

5 dicas para tornar sua viagem mais confortável
Por que comprar com um agente de viagens? Confira 13 motivos

Evite alimentos crus, beba somente água mineral de garrafa e tome muito cuidado com frutos do mar. No caso destes últimos, tenha a certeza de que eles estão frescos antes de os consumir. E, em caso de intoxicação alimentar, procure um médico imediatamente, combinado?

Por fim, na hora de fechar a viagem com seu agente de viagens, peça para ele incluir um seguro-viagem no pacote para garantir atendimento em caso de qualquer imprevisto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0