Veja um roteiro especial de 6 dias pelas cidades históricas de Minas Gerais

cidades historicas minas gerais

Conheça uma das regiões históricas mais encantadoras do Brasil

Os casarões, igrejas e monumentos coloniais das cidades históricas de Minas Gerais são um tesouro artístico e arquitetônico da nossa história.

Cidades como Ouro Preto e Tiradentes têm centros coloniais bem conservados que, de quebra, hoje abrigam coleções de pousadas, restaurantes, cafés e lojinhas e ainda recebem uma porção de festivais culturais.

Aqui, sugerimos um roteiro de seis dias para aproveitar o melhor das  cidades históricas de Minas Gerais. Um agente de viagens pode organizar tudinho para você, de aluguel de carro a reservas em hotéis e passeios.

Roteiro de 6 dias pelas cidades históricas de Minas Gerais:

DIA 1

Saindo de Belo Horizonte, a viagem pode começar com uma parada em Sabará, a apenas 20 km de distância. Importante cidade do Ciclo do Ouro, tem construções interessantes como o Teatro Municipal e as igrejas da Conceição, do Carmo e do Ó.

Depois, diga viagem até Congonhas para visitar a fotogênica Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Construída entre 1757 e 1790, essa joia do barroco brasileiro guarda as estátuas dos 12 profetas em pedra-sabão esculpidas por Aleijadinho. Na parte interna, a igreja abriga relicários também talhados por ele, além de rica decoração rococó e pintura do teto assinada por Mestre Ataíde. No aclive frontal da igreja, seis capelas dispostas lado a lado abrigam 66 esculturas de madeira, também de Aleijadinho, representando os passos da Paixão de Cristo.

Termine o dia em Ouro Preto e recarregue as energias para o dia seguinte.

cidades historicas minas gerais congonhas

Fachada da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

 

DIA 2

Dedique o dia para conhecer as principais atrações de Ouro Preto. A igreja mais impressionante é a de São Francisco de Assis, de 1766. O forro da nave é uma das maiores obras do Mestre Athaíde, que levou mais de dez anos para pintá-lo. Na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, há mais de 400 kg de ouro forrando as talhas da nave a da capela-mor. E a Casa dos Contos, antiga casa de pesagem e fundição do ouro, guarda um museu com documentos, mobiliário e, na senzala, painéis explicativos dedicados às pessoas escravizadas. 

Mescle as atrações históricas com cafés, lojinhas de artesanatos e bares. Para uma dose de natureza, o Parque Natural Municipal das Andorinhas guarda quedas d’água, piscinas naturais e mirantes.

cidades historicas minas gerais ouro preto

Entre as colinas e casas de Ouro Preto

DIA 3

Vá visitar o centro histórico de Mariana, a 14 km de Ouro Preto. A pé, você passeia pela Praça Minas Gerais, onde ficam as igrejas de São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo. Do outro lado, está a antiga Casa de Câmara e a Cadeia, que tem na fachada um medalhão de pedra-sabão com o símbolo da coroa portuguesa.

A 4 km do centro, é possível visitar a Mina da Passagem, da onde foi tirado ouro por mais de 200 anos. De carrinho, você desce com um guia a mais de 120 metros para ver os túneis. Pernoite novamente em Ouro Preto.

cidades historicas minas gerais mariana

Igrejas na Praça Minas Gerais

DIA 4

Hora de seguir viagem a Tiradentes, a 160 km de distância. No caminho, há bons cafés e armazéns para comer pão de queijo, rocambole e outras delícias mineiras.

Tiradentes tem um centrinho colonial encantador. Veja as lojinhas e restaurantes ao redor do Largo das Forras e vá caminhando pelas ruas para descobrí-las no seu tempo. Não perca a Matriz de Santo Antônio, uma das igrejas mais esplendorosas das cidades históricas mineiras: sua fotogênica fachada amarela e branca esconde um opulento interior com mais de 480 km de ouro e um órgão com oito fileiras de tubos. Vale ver também a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, de 1708, construída e frequentada pelas pessoas escravizadas, e o Museu da Liturgia, com mais de 400 peças religiosas.

Se sobrar tempo, vá até  Bichinho, a 6 km de Tiradentes, um vilarejo todinho dedicado ao artesanato, com móveis, roupas, louças e itens de decoração feitos com materiais diversos.

cidades historicas minas gerais tiradentes

O casario colonial de Tiradentes

 

DIA 5

A cidade de São João del Rey fica a apenas 15 km de Tiradentes. O jeito mais simpático de chegar lá é com o passeio de maria-fumaça, a mais antiga em operação no Brasil, que parte de Tiradentes. O percurso é parte da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas e tem vistas para a Serra de São José.

No centro histórico de São João del Rey, não perca a Igreja Nossa Senhora do Carmo, com o interior todo branco, e a Igreja de São Francisco de Assis, localizada em terreno elevado na bela Praça Frei Orlando – no cemitério ao lado, está o túmulo do ex-presidente Tancredo Neves. O Mercado Municipal vale a visita para comprar temperos, cachaças, queijos, doces e panelas de pedra-sabão.

cidades historicas minas gerais maria fumaca

cidades historicas minas gerais maria fumaca

DIA 6

Para fechar a viagem, você pode curtir algum passeio de ecoturismo em Tiradentes, entre trilhas pela Serra de São José, descida de bote pelo rio Elvas e tour off-road de quadriciclo. Converse com seu agente de viagens para ver qual a melhor opção para o seu perfil.

Os comentários estão encerrados.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0