Se esse pequeno estado entre o Rio de Janeiro e a Bahia costuma passar batido quando você está planejando suas férias, reconsidere: há muitos lugares para conhecer no Espírito Santo, entre cidades, praias, montanhas, cachoeiras e parques.
A seguir, fizemos uma seleção dos destinos mais bacanas do estado, entre o litoral e a serra.
Vitória e Vila Velha
A pequena capital do Espírito Santo tem uma bela faixa litorânea recortada por pedras e morros. No roteiro, não podem faltar uma caminhada pelo calçadão da Praia de Camburi até a ponte da Ilha do Frade, um almoço na Praia do Canto (de preferência, uma moqueca capixaba) e compras de artesanato nas Paneleiras de Goiabeiras. Aí, é só atravessar a Terceira Ponte para chegar em Vila Velha, onde fica o Convento da Penha, do século 16, bem no topo de um penhasco, e o Morro do Moreno, com trilhas arborizadas.
Itaúnas
A 270 km de Vitória, esse pequeno vilarejo de praia tem alma forrozeira e natureza: rios, dunas, vegetação de restinga e o mar dão o tom da paisagem, em parte protegida por um parque estadual. Para passar o dia, dá para se instalar em um dos quiosques da praia central ou percorrer as trilhas do Parque Estadual de Itaúnas.. De caiaque, dá para remar pelo bonito cenário do Rio Itaúnas até a ilha fluvial de Dominguinhos. Também vale visitar a Comunidade Quilombola do Angelim, que apresenta a antiga casa de farinha, e comprar artesanato na Aldeia Pataxó – Paulo Jacó. À noite, a boa é cair no forró.
Guarapari
Essa cidade litorânea é o destino mais conhecido do estado (muito frequentada por capixabas e mineiros). A praia mais badalada é Meaípe, onde ficam alguns dos melhores restaurantes de moqueca capixaba do estado. Mas há muitas outras faixas de areia bonitas, como a dos Padres e Bacutia, próximas a Meaípe, e da Aldeia, dos Adventistas e Prainhas do Una, ao norte da área central. Também dá para curtir passeios de escuna, fazer uma trilha no Parque Estadual Paulo César Vinha e cair na noite nos bares e baladas da região.
Aracruz
Ao norte do estado, essa cidade litorânea é muito rica em belezas naturais, entre manguezais, rios, lagoas e praias. Valem visita a Praia de Gramuté, com piscinas naturais na maré baixa, a Praia de Santa Cruz, que fica junto à foz do Rio Piraqueaçu, a Praia dos Quinze, com águas límpidas e calmas, e a Barra do Sahy, muito agitada na temporada de verão. Também são imperdíveis as aldeias indígenas abertas à visitação e as trilhas pela mata e pela areia na Estação Biológica Marinha Augusto Ruschi.
Domingos Martins e a Pedra Azul
Na bela serra capixaba, essa antiga colônia alemã tem um centrinho charmoso e arredores cheios de montanhas, formações rochosas e cachoeiras. Na paisagem, destaca-se a Pedra Azul, um monólito arredondado a 1.822 metros de altitude – no Parque Estadual da Pedra Azul há trilhas que dão em piscinas naturais. Perto dali fica a Rota do Lagarto, uma estradinha romântica quase toda de paralelepípedos que passa entre paisagens campestres e restaurantes, mercearias e cervejarias. De lá, dá para esticar a viagem para Venda Nova do Imigrante, onde há fazendas com queijos, cafés, frutas vermelhas e o socol, um embutido trazido pelos colonos italianos.
Matilde
Esse distrito na cidade de Alfredo Chaves, no sul do Espírito Santo, é casa da Cachoeira de Matilde, com 70 metros de altura. Suas águas em meio à mata convidam a um mergulho refrescante e à prática de rapel. Pela região há outras quedas d’água, como a Cachoeira da Vovó Lucia e a Cachoeira Darós, e muitas pousadas gostosas para se hospedar em meio à natureza. Também vale a pena visitar a Estação Ferroviária de Matilde, construída em 1910, junto de um museu que narra sua história.
Deu para ver que não faltam lugares para conhecer no Espírito Santo, né? Conte com um agente de viagens para planejar direitinho seu roteiro por lá!
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL