O que fazer em Teresina e outros destinos no Piauí para visitar

Ponte Estaiada Teresina Piauí Assessoria de imprensa

Ponte Estaiada - Teresina - Piauí | Crédito: xxxxx

*Atualizado às 10h21 do dia 29/11/2021

Primeira capital planejada do Brasil e a única nordestina sem praia, a principal cidade do Piauí tem beleza de sobra. Fundada oficialmente em 1852 e com um ar sempre alegre e vibrante, ali você encontra diversão em todas as épocas do ano. Quer uma prova de que a gente tá falando a verdade? Então descubra a seguir o que fazer em Teresina. No entanto, é nosso papel avisar desde já que a vontade de viajar vai bater forte, viu? 

12 cartões-postais mais famosos do Brasil: quantos você conhece?

1. Complexo Turístico da Ponte Estaiada

Ponte Estaiada Teresina Piauí Assessoria de imprensa
Ponte Estaiada – Teresina – Piauí | Crédito: Coordenadoria de Comunicação (Ccom)

Em primeiro lugar vem, claro, o cartão-postal da cidade. O Complexo Turístico da Ponte Estaiada tem trilhas perfeitas para caminhadas e espaços para andar de bicicleta, bem como pontos para se sentar e apreciar o rio e a vegetação local. Além disso, por lá é possível encontrar barraquinhas vendendo artesanato e outros souvenires.

E ainda não acabou! O complexo tem um mirante que presenteia os visitantes com uma vista e tanto da região. Por fim, a grande estrela merece sair em todas as suas fotos, portanto dê atenção especial à Ponte Estaiada, principal monumento do lugar.

2. Central de Artesanato Mestre Dezinho

Central de Artesanato Mestre Dezinho Teresina Piaui

Central de Artesanato Mestre Dezinho – Teresina – Piauí | Crédito: Setur/Amanda Costa

Alô, amantes de lojinhas, essa não pode faltar na sua listinha de o que fazer em Teresina! A Central de Artesanato Mestre Dezinho está localizada na Praça Pedro II e dispõe de 25 lojas que vendem peças artesanais e artísticas típicas do Piauí, principalmente em madeira. No mesmo local se encontram a Escola Estadual de Música Possidônio Queiroz e a Escola Estadual de Dança Lenir Argento.

3. Palácio de Karnak

Palacio de Karnak Teresina Piaui

Palacio de Karnak -Teresina – Piauí | Crédito: Setur/Amanda Costa

Magnífico e sede do Poder Executivo do estado, o Palácio de Karnak tem o estilo neoclássico. Justamente por isso, chama a atenção de todo mundo, visto que é bem difícil resistir à sua arquitetura. O que você vai ver ao visitá-lo? Móveis de jacarandá, peças de carvalho, poltronas do século 16, lustres de cristais e esculturas de bronze, por exemplo. Ou seja: reserve um tempo para passear tranquilamente por ali.

4. Theatro 4 de Setembro

Theatro 4 de Setembro Teresina Piaui

Theatro 4 de Setembro – Teresina – Piauí | Crédito: Setur/Amanda Costa

Importante centro cultural da cidade, o Theatro 4 de Setembro é perfeito para curtir com a família. Com 600 lugares, é a maior casa de espetáculos do Piauí. Mais do que assistir aos espetáculos, vale a pena visitá-lo por conta de sua arquitetura, inspirada em Portugal e com detalhes greco-romanos. Ah, e quer saber uma curiosidade? O local foi palco para a primeira exibição de cinema da cidade. Muito legal, né?

5. Parque Ambiental Encontro dos Rios

Dono de um lindo pôr do sol e ponto de encontro dos rios Poti e Parnaíba, o parque é uma das grandes estrelas de Teresina. Tá a fim de descobrir o que vai encontrar por lá? Pois então anote aí: quiosques com produtos artesanais e comidas típicas (incluindo deliciosos pratos à base de peixe), além da estátua que homenageia a lenda do Cabeça de Cuia, personagem mítico que faz parte da história cultural da cidade.

BÔNUS: ALÉM DE O QUE FAZER EM TERESINA

Se você tiver a chance de estender a viagem, ótimo! Até porque o Piauí não se cansa de surpreender os viajantes, brindando-os com lugares de tirar o fôlego. Confira a seguir três dicas porretas de destinos que você pode visitar se não estiver com a agenda muito apertada.

1. Parque Nacional de Sete Cidades

Sete cidades Cachoeira do Riachão.1
Cachoeira do Riachão – Parque Nacional de Sete Cidades – Piracuruca – Piauí | Crédito: Paulo Barros

A cerca de 200 km do centro da capital e reunindo sete grupos de formações rochosas – apelidados de “cidades” –, o parque tem vegetações de caatinga e cerrado. Ele fica nos municípios de Piracuruca e Brasileira. Por lá há vários monumentos naturais criados pelo vento; um deles, inclusive, lembra o mapa do Brasil. Para deixar tudo ainda melhor, abriga uma cachoeira, assim como piscinas naturais, pinturas rupestres e trilhas guiadas. Em outras palavras, é um passeio e tanto caso você esteja definindo o que fazer em Teresina, né?

2. Parque Nacional Serra da Capivara

No sudeste do Piauí, mais especificamente nos municípios de Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato, fica o Parque Nacional Serra da Capivara. Patrimônio Mundial da Unesco desde 1991, tem uma das maiores concentrações de sítios pré-históricos por km² do planeta. Para coroar, conta com o maior número de sítios arqueológicos das Américas, o que significa que dá pra ver de pertinho inscrições e pinturas rupestres, acessíveis por meio de trilhas e circuitos que também conduzem a paisagens extraordinárias. Logo, garanta uma câmera ou um celular sempre em mãos, hein?

3. Barra Grande do Piauí e Luis Correia

Praia de Barra Grande 39
Barra Grande – Cajueiro da Praia – Piauí | Crédito: Paulo Barros

Você sabia que o Piauí é o estado brasileiro com o menor litoral? Pois é, são somente 66 km de costa, dos quais 46 km ficam no município de Luís Correia. Uma vez ali, os holofotes vão para a Praia do Atalaia (também chamada de Praia da Armação), a mais conhecida de todas. Afinal, oferece boa infraestrutura e acessibilidade para cadeirantes. Outras boas opções são as praias do Coqueiro (tranquila e com água morninha, com a possibilidade de formação de piscinas naturais) e Macapá e Maramar (a 25 km do centro de Luís Correia).

Disputando a atenção por quem busca por sol, areia e muito mar, é uma boa visitar também Barra Grande do Piauí. A bela região é o paraíso para quem se amarra em kitesurfe e banhos de mar, aliando natureza e conforto. Dica: fazer o passeio para conhecer os cavalos-marinhos encontrados no Rio Camurupim.

Como se proteger do coronavírus em uma viagem
Biossegurança: entenda por que é seguro viajar para um hotel agora

Agora fala pra nós: o que você achou das nossas sugestões de o que fazer em Teresina e em outros lugares do Piauí? Conhece algum point que ficou de fora da lista, mas que precisa ser visitado? Então conta pra gente nos comentários! Isso porque o seu comentário pode ajudar demais outros viajantes. Ah, e aproveite para conversar com o seu agente de viagens pra deixar tudo certinho pra próxima aventura. Dessa forma você garante uma trip sem perrengues e vai ter só boas histórias pra contar 🙂

2 Comentários

  1. Romulo disse:

    Bom dia,

    Estava em Teresina, procurando lugares para visitar e me interessei pelo Parque nacional Sete cidades, e pelo que pesquisei pelo Google ele fica a 185km de Teresina e não a 25 como informado no texto. Quase entrei numa furada rsrs

    https://www.google.com.br/maps/dir/Teresina,+PI/Cachoeira+do+Riach%C3%A3o,+Piracuruca+-+PI,+64240-000/@-4.8424109,-42.8666114,7.96z/data=!4m14!4m13!1m5!1m1!1s0x78e32519a8599c7:0xd4483d47c29fd9c6!2m2!1d-42.8023065!2d-5.0961242!1m5!1m1!1s0x79313ef6aab3e7f:0x4909cd689adc3c68!2m2!1d-41.6697631!2d-4.1081613!3e0

    • Segue Viagem disse:

      Oi, Romulo!

      Eita, falha nossa mesmo. Já ajustei essa info no texto. E fico bem feliz que você descobriu isso antes de ir pra lá!
      Não queremos te colocar em uma furada, não! 😛

      Obrigada pelo aviso, viu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0