Girona: um tour pela cidade catalã e pelos cenários de Game of Thrones

Girona - Espanha | Crédito: Shutterstock

Girona – Espanha | Crédito: Shutterstock

Moderna, histórica e bastante movimentada. Essas três palavras podem ser utilizadas para descrever Girona, cidade medieval localizada na região da Catalunha, na Espanha. A exatamente 100 km de distância de Barcelona – o que, aliás, a transforma em uma escolha fantástica para viagens bate-volta –, o destino é cheio de atrativos turísticos para toda a família e oferece uma gastronomia de dar água na boca. Bônus: também serviu de cenário para diversas gravações da série Game of Thrones.

O que você diz, então, de embarcar nessa juntinho com a gente? Uma coisa é certa: o roteiro vai te deixar ansioso para o próximo embarque. Sendo assim, se você se animar a viajar em um futuro próximo, não deixe de consultar um agente de viagens. Dessa forma você garante assistência antes, durante e depois da trip 🙂

O QUE HÁ DE MELHOR EM GIRONA

Girona - Espanha | Crédito: Shutterstock

Girona – Espanha | Crédito: Shutterstock

Antes de qualquer coisa, é importante saber que o caminho de Barcelona pra lá é de mais ou menos 1h30 de carro. De trem-bala, a distância cai para 30 minutos. Segunda maior cidade da região, para começar o roteiro a dica é caminhar pertinho das margens do Rio Oñar (ou Rio Onyar) e admirar os antigos prédios coloridos que o rodeiam.

Seguindo pelo local e atravessando a ponte de Sant Feliu você chegará à Basílica de Sant Feliu, reconhecida por sua admirável arquitetura. Bem em frente à igreja fica um grande símbolo local: a estátua de uma leoa escalando um poste, datada da época medieval. Gosta de curiosidades? Pois aqui vai uma inusitada: reza a lenda de que quem beijar o quadril da leoa terá sorte e retornará ao destino.

Mais adiante, a Catedral de Girona é outro monumento religioso de grande relevância – detalhe: ela apresenta a maior nave gótica do planeta. Além disso, a cidade abriga o El Call, um dos bairros judeus mais bem conservados do mundo. Conhecido por suas ruas estreitas e cheias de memórias, é ali onde fica o Museu d’Història dels Jueus, que conta a história das comunidades judaicas na Catalunha. Vale a pena conhecer!

Por fim, outra parada obrigatória é a muralha de Girona. Com cerca de 5 km de extensão, ela existe desde a fundação da cidade e, de brinde, oferece uma vista espetacular do centro e arredores. Portanto, mantenha o celular ou a câmera sempre em mãos, pois definitivamente você vai querer tirar muitas fotos.

PELA GASTRONOMIA LOCAL

Assim como todos os outros destinos da Catalunha, Girona é dona de uma gastronomia dos deuses. Para comprovar isso, a gente compartilha com você alguns pratos que não podem ficar de fora de nenhuma viagem. O primeiro deles é chamado de Trinchado de col y patata com tocino, preparado com couve verde, batata, banha de porco, sal, azeite e tiras de bacon.

Ao mesmo tempo, é válido ressaltar o Mar y Montaña, que combina frango com lagosta. Mas o mais típico de todos é o Butifarra dulce con manzana, prato com linguiça (grelhada, frita ou assada) e maçã caramelizada. Ou seja: nada de dieta pra você!

Deu água na boca só de pensar, né? Portanto anote aí alguns lugares onde é possível comer muito bem: a Rambla de la Llibertat é lotada de comércios, lojas, bares e restaurantes que oferecem cardápios autenticamente catalães, ao passo que a Plaça de la Independència é o point perfeito para curtir uma happy hour.

IMPERDÍVEL: UM TOUR PELOS CENÁRIOS DE GAME OF THRONES

Pujada de Sant Domènec - Girona Espanha| Crédito: Shutterstock

Pujada de Sant Domènec – Girona Espanha| Crédito: Shutterstock

Como já dissemos, Girona serviu de cenário para a premiada série Game of Thrones. Mas, afinal, quais locais apareceram na história? Bom, grande parte das cenas traz a personagem Arya Stark. A Plaça dels Jurats, por exemplo, é o local onde ela assiste a uma peça de teatro. Pelo Passeig Arqueológic ela caminha pela feira em busca de uma carona para sair da cidade. A Pujada de Sant Domènec é de onde ela foge de uma pessoa que tenta matá-la, mas acaba sendo pega na ponte sobre o riacho Galligants.

Calma que ainda não acabou! Se você é fã da série, deve se lembrar da cena em que a Rainha Margaery Tyrell faz a caminhada da vergonha, certo? A cena foi gravada na Catedral de Girona, a qual, na ficção, representa o Grande Septo de King’s Landing. Para fechar com chave de ouro, o mosteiro de Sant Pere de Galligants está presente no último capítulo da sexta temporada como a biblioteca de Vilavelha (Oldtown), local onde Sam pesquisa sobre a cura da doença que petrifica pessoas.

Ufa! Agora a gente te pergunta: tá a fim de passear por Girona? Então converse com o seu agente de viagens, garanta o seu seguro-viagem, programe-se direitinho e #partiu! Ah, depois vem aqui contar tudo pra gente, pois nós vamos adorar saber como foi!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0