Fique por dentro das regras para viajar com o bichinho de estimação

Fique por dentro das regras para viajar com o bichinho de estimação | Crédito: Shutterstock

Fique por dentro das regras para viajar com o bichinho de estimação | Crédito: Shutterstock

Viajar é sempre uma delícia, mas ficar longe dos nossos bichinhos de estimação pode ser bem complicado. Com a chegada das férias surgem oportunidades imperdíveis para visitar diversos destinos – e muitas permitem que aproveitemos cada minuto com nosso amigão ao lado. Só não se esqueça de que alguns detalhes devem ser levados em consideração antes de começar a arrumar as malas.

Além de conversar com o veterinário para garantir que o pet está bem para viajar e descobrir o que fazer caso ele passe mal, é importante ficar atento às regras de cada local, hotel, companhia aérea e/ou rodoviária, por exemplo.

Na estrada com cães e gatos

shutterstock 474492280

Crédito: Shutterstock

Passear de carro com esses companheiros peludos é uma emoção e tanto, né? Antes de partir, no entanto, certifique-se de garantir a segurança do bichinho utilizando alguns itens essenciais. Para os de pequeno porte (até 10 kg), uma excelente alternativa são os assentos por meio dos quais eles ficam presos pela coleira em uma elevação fixada no cinto de segurança. Já para os que ultrapassam essa pesagem, o ideal é um cinto especial para cães, que os manterão protegidos sem tirar seu conforto.

Agora, caso vá pegar a estrada de ônibus, é fundamental entrar em contato com a empresa para cumprir todas as exigências. A apresentação de um atestado veterinário comprovando a saúde do cão/gato é obrigatória, mas algumas companhias demandam também a compra de um assento para que o pet viaje ao lado do dono.

Atenção: existe um limite de animais aceitos por viagem – isso significa que você deve verificar essas questões com antecedência – e todos os bichinhos devem estar dentro da caixinha adequada de transporte.

Uma aventura nas alturas

Vai fazer uma viagem de avião e quer levar seu bichinho de estimação? Então fique de olho nas diretrizes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e também da companhia aérea escolhida, uma vez que cada uma adota suas próprias normas.

shutterstock 295959197

Crédito: Shutterstock

Vamos conhecer algumas condições básicas para voos nacionais? Guarde bem: atualização das doses de vacinas, atestado veterinário, notificação prévia à empresa aérea e caixa de transporte resistente e com ventilação. Se o pet pesar menos de 10 kg ele poderá viajar com o passageiro na cabine; caso contrário, será necessário colocá-lo no porão da aeronave. No caso desta última opção, é extremamente importante identificar o animal e a caixinha de transporte.

Para voos internacionais a burocracia pode ser ainda maior e exige mais do que contatar a companhia aérea: confira as regras do país de destino, já que alguns seguem leis específicas que podem atrapalhar o desembarque do seu bichinho com você. Vale também se informar sobre as especificações para o transporte, pois ele não poderá viajar em qualquer caixa de viagem.

Tenha em mente: existem companhias que não transportam cães de algumas raças específicas, por isso vale a pena checar certinho para não sofrer com surpresas desagradáveis.

Agora que você já sabe tudo o que é necessário para curtir muito com o seu melhor amigo mesmo quando estiverem os dois longe de casa, procure um agente de viagens e escolha o destino dos seus sonhos! #partiu

2 Comentários

  1. KATIA disse:

    GOSTARIA DE SABER QUAIS HOTEIS NA REGIAO DE MACEIO / RECIFE E BAHIA QUE PODE LEVAR PET??????? 1 ANO.

    • Segue Viagem disse:

      Fala, Katia! Com certeza Maceió, Recife e o estado da Bahia como um todo têm ótimas opções de hotéis e pousadas pet friendly. Mas, pra você encontrar um meio de hospedagem que seja a sua cara – e atenda às suas expectativas -, consulte um agente de viagens. Essa é a maneira mais segura de cair na estrada, além de conferir comodidade e segurança ao seu passeio do início ao fim =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0