Dia da Mulher: Confira empreendedoras do Turismo no Brasil

O Brasil é um dos principais exemplos da forte atuação das mulheres no turismo | Crédito: Shutterstock

O dia 8 de março é reconhecido como o Dia Internacional da Mulher, data que representa a luta e as conquistas das mulheres por igualdade de gênero. E hoje, o Brasil supera a média global em igualdade, mas ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar mais cargos femininos de liderança. 

Dados de 2023 do Ministério do Trabalho apontam que as mulheres compõem 49% dos empregados em atividades características do turismo, Mas o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que 57% delas estão à frente dos negócios turísticos no Brasil. 

Confira a seguir uma lista de grandes nomes femininos no Turismo Brasileiro. 

Adriane Brocker, CEO Grupo Brocker  

Adriane é CEO e fundadora do Grupo Brocker e da Boeira Empreendimentos Imobiliários. Iniciou sua empresa aos 19 anos para desenvolver o Ecoturismo em Canela e Gramado, no Rio Grande do Sul. Esteve na lista dos 100 + Poderosos do Turismo Panrotas 2023 em liderança no turismo receptivo. Além disso, é apontada como grande embaixadora da Serra Gaúcha, destino que ajuda a desenvolver. 

Bianca Pizzolito, head da WTM Latin America  

Formada em Lazer e Turismo e com MBA em Gestão de Negócios e mais de 14 anos na indústria do turismo, atuou como gerente de vendas até se tornar Head de Eventos na WTM Latin America. Possui experiência em estratégia de vendas, comercialização, gerenciamento da equipe de vendas e desenvolvimento de estratégias do mercado. 

Chieko Aoki, presidente do grupo hoteleiro Blue Tree Hotels  

A empresária nipo-brasileira, nascida no Japão, é uma das mulheres mais influentes do país. Em 1997 fundou a rede Blue Tree Hotels, que hoje é uma das maiores do ramo no Brasil, com 23 unidades em 17 cidades e mais de 4 mil apartamentos. Além disso, é uma das fundadoras do Grupo Mulheres do Brasil, organização que reúne representantes de diversos setores para promover a inclusão e fortalecer a liderança feminina. 

Gabriella Cavalheiro, diretora de Business Development LATAM — Universal Studios  

Com experiência no turismo pela Trend Viagens, Aeromexico e Royal Caribbean, hoje na Universal Studios na posição de Desenvolvimento de Negócios, tem a missão de buscar novos negócios para o complexo de hotéis de Orlando. Sua equipe trabalhará com parceiros comerciais no Brasil, Argentina, México, Colômbia e outros países da América do Sul.

Mariana Pieri, Diretora Comercial Vendas Indiretas – Accor Hotels

Possui 15 anos de experiência em hotelaria e é especialista em comercialização e distribuição hoteleira Multisourcing. Há seis anos é responsável pelo segmento de vendas indiretas, Lazer e Airlines, gestão de Otas, Omnibees e B2B, estratégias com operadoras e consolidadoras e estratégia comercial conjunta do Brasil e América do Sul na Accor Hotels.

Claudine Blanco, fundadora do Grupo Viajar  

Formada em administração, começou a empreender com uma agência de viagem focada em destinos exóticos, até decidir fundar uma empresa focada em viagens com crianças. As viagens são personalizadas e contam com a presença de guias, além de também ter a opção de roteiros que trazem conscientização ambiental ou social. 

Magda Nassar, presidente da ABAV Nacional 

Hoje, com 66 anos, a executiva começou sua carreira no turismo aos 19 anos como guia turística. Já com 26 anos, abriu sua própria empresa de turismo e é presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens. Com sua trajetória, também está entre as mulheres da lista dos 100 + Poderosos do Turismo Panrotas 2023. 

Marianne de Oliveira Costa, fundadora do Vivejar  

Turismóloga, mestranda em Humanidades e pós-graduada em Gestão de Projetos Sociais e Inovação, Marianne dirige o Instituto Vivejar, uma organização sem fins lucrativos que estimula o Turismo Responsável no Brasil. Além disso, lidera a Vivejar, uma operadora focada em turismo consciente e comunitário no país. 

Marta Rossi, empresária e CEO do Festival de Turismo de Gramado  

Fundadora e diretora da Rossi & Zorzanello, sua empresa promove o turismo na Serra Gaúcha. Um de seus projetos é FESTURIS Gramado — Feira Internacional de Turismo e o Chocofest. Com sua influência, entrou para a lista dos 100 + Poderosos do Turismo Panrotas 2023 e recebeu a Medalha de Mérito da Academia Brasileira de Eventos e Turismo 2023. 

No turismo, as mulheres desempenham papéis como empreendedoras, líderes e profissionais. Investir nelas e defender a igualdade de gênero impulsiona um futuro cada vez mais inclusivo, sustentável e inovador no setor, já que suas iniciativas ajudam a fortalecer o turismo trazendo experiências únicas a todos. 

Os comentários estão encerrados.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0