Descubra o que fazer em Palmas para curtir a cidade e seus arredores

viagem para palmas tocantins predios praia da graciosa

Prédios em contraste com a Praia da Graciosa, em Palmas

A capital do Tocantins ainda não é muito procurada para turismo, mas aqui mostramos que há sim muito o que fazer em Palmas para quem vai pousar na cidade antes ou depois de ir ao Jalapão (ou por qualquer outro motivo).

Entre marcos arquitetônicos, praças, praias e cachoeiras, veja aqui alguns dos principais pontos turísticos em Palmas.

 

Uma caminhada pela Praça dos Girassóis

Criada para abrigar as sedes dos três poderes públicos estaduais do Tocantins, a praça tem impressionantes 571 mil m² de área. Ali estão um relógio de sol, uma bela fonte e monumentos e esculturas como a obra Súplica dos Pioneiros, que representa uma família de migrantes. Vale entrar no Palácio Araguaia, que, além de sede governamental, tem ares – e obras – de museu, com destaque para os painéis azulejados e os vitrais que contam a história do Tocantins. Na praça também fica o Memorial Coluna Prestes, projetado por Oscar Niemeyer.

 

O que fazer em Palmas

As visitas guiadas no Palácio Araguaia devem ser agendadas com antecedência | Crédito: Ludimilla Matos/ Shutterstock. 

Curtição e pôr do sol na Praia da Graciosa

O calor reina o ano todo no Tocantins, então sempre é hora de curtir a areia clara e as águas frescas e limpas do Lago de Palmas, formado pela represa da Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães no Rio Tocantins. A orla da praia tem cerca de 500 metros de extensão e algumas opções de quiosques e restaurantes para almoçar. O ideal é ficar até o pôr do sol, que dá um show ali. 

 

Um pulinho na Ilha Canela

Bastam 10 minutos de barco para acessar essa linda ilha a partir da Praia da Graciosa. O nome é uma homenagem à antiga Vila Canela, inundada com a construção da hidrelétrica. O restaurante que leva o nome da ilha tem mesas, cadeiras e redes dentro da água. Ali são servidos pratos tradicionais, como feijão tropeiro, além de bebidas e porções.

 

Feira da 304 Sul

O mercadão público de Palmas permite apreciar a diversidade da cultura culinária do Tocantins, composta por elementos de outras cozinhas regionais, fato relacionado ao processo de formação da capital e seus grupos de migrantes. Tem frutas, legumes, temperos, ervas, carnes, grãos e estandes para provar petiscos na hora.

 

Trilhas no Parque Estadual do Lajeado

Vale a pena agendar um passeio com um guia profissional neste parque que fica no município de Lajeado, a 30 km da cidade. Inserido no bioma do cerrado, o lugar tem trilhas, mirantes e cachoeiras entre uma biodiversidade incrível. Animais como antas, raposas, lobos-guarás, macacos-prego e siriemas vivem por ali.

 

Mergulhos nas cachoeiras de Taquaruçu

Esse distrito da cidade, a 30 km do centro, guarda uma série de quedas d ‘água. Com a ajuda de um guia especializado, é possível visitar até quatro delas em um único dia, com destaque para a Cachoeira da Roncadeira, com 70 metros de altura, e a Cachoeira das Araras, que fica na Fazenda Ecológica, uma infraestrutura que inclui pousada e restaurante. Também é possível praticar rapel e tirolesa.

 

O que fazer em Palmas cachoeira natureza

Visual da Cachoeira do Evilson, em Taquaruçu
Crédito editorial: Caio Pederneiras/Shutterstock

E você, conhece outros pontos turísticos de Palmas, no Tocantins? Se tiver dicas, deixe nos comentários!

Os comentários estão encerrados.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0