Largando não só na dianteira como também em alta velocidade, basta uma revisão geral no segmento de aluguel de carros para perceber que ele está subindo com tudo na curva dos bons negócios. Tanto que, segundo o Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos publicado em 2018, tal mercado faturou R$ 15,5 bilhões e atendeu 27,2 milhões de usuários em 2017, números que traduzem bem seu potencial.
Diante desse cenário promissor, o Segue Viagem foi atrás de uma entrevista com Jamyl Jarrus Junior, diretor Comercial da Movida, locadora que está entre as mais tradicionais do trade. O executivo antecipou novidades e foi convidado a apresentar um panorama geral do setor, marcado cada vez mais pela popularização de modais alternativos, como bicicletas e triciclos elétricos, que têm revolucionado o conceito de mobilidade.
E, para que nenhum agente de viagens fique na contramão dessa tendência, nossa sugestão é conferir o bate-papo abaixo e se tornar expert no assunto, transformando a locação de automóveis em uma fonte de oportunidades. Preparado para acelerar? Então vamos em frente!
Apesar de o nosso público ainda ser composto em sua grande maioria por homens entre 30 e 50 anos, pertencentes às classes A, B e C, a expansão para outros nichos tem sido constante. Sendo assim, podemos afirmar que uma das nossas principais características é a diversidade entre grupos: abrangemos hoje quase toda a gama de veículos do mercado brasileiro, desde carros 1.0 completos até SUVs de luxo, como a Mercedes-Benz GLA 200. Outro ponto forte é a frota extremamente nova e moderna, que atende ao mais alto padrão de exigência.
Para o cliente final dispomos de inúmeros serviços, tais quais totens de autoatendimento, diária 27 horas, devolução expressa e reservas digitais via QR Code, entre outros. Já para os agentes, além de um excelente programa de incentivo às vendas – Incentiva Movida –, temos também um portal B2B, por meio do qual é possível fazer toda a gestão do processo de locação, englobando do acompanhamento das retiradas à devolução dos veículos por parte dos passageiros.
O Carbon Free é uma iniciativa pioneira da Movida de descarbonização dos veículos locados para os clientes que optarem por esse serviço. Hoje gerido em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, contempla ainda o reflorestamento de matas ciliares e a preservação de árvores até que estejam inteiramente protegidas em seu habitat. Inclusive, devido ao grande número de adesões, a ideia é descarbonizar toda a frota nos próximos anos.
Sim, foi no intuito de atendermos a parcela da população que anseia por novos modais em grandes centros, mas também para nos posicionarmos como uma empresa plural quando pensamos em mobilidade urbana. Escolhemos São Paulo por ser o maior centro urbano da América do Sul, com muitas pessoas aderindo a novos meios de transporte, e pela infraestrutura da cidade, que trabalha positivamente pelas mudanças que facilitam o ir e vir dos bikers. E, sim, já temos bikes e trikkes (triciclos elétricos) operando no Rio de Janeiro durante o verão e projetos de expandirmos o serviço para outras capitais. Temos vocação para todas as possibilidades de mobilidade urbana, incluindo patinetes.
Para alugar uma bicicleta elétrica da E-Moving é preciso ser maior de 18 anos, ter um cartão de crédito no próprio nome e comprovante de residência. O único equipamento de segurança obrigatório é o capacete. Com relação aos trikkes, a locação é oferecida entre as orlas do Leblon/Ipanema e Copacabana nos meses de verão e sob a modalidade de aluguel por minuto, sendo necessários a apresentação de um cartão de débito ou crédito, idade mínima de 13 anos para andar nos triciclos e o acompanhamento de um adulto maior de 18 anos para assinar o termo de responsabilidade. Vale lembrar que cliente Movida com comprovação de contrato tem direito a benefícios exclusivos, como um passeio VIP de trikke com duração de 15 minutos.
Em geral, o público é formado por jovens adultos com bons empregos, que trafegam por regiões com melhores infraestruturas urbanas (com ruas bem conservadas, corredores e faixas exclusivas para bikes e patinetes) e com a mentalidade do usufruir, não do ter. Por isso, para incentivar o uso desses novos modais, utilizamos a comunicação e o fato dessa tendência mundial estar jogando a favor, o que consequentemente atrai novos clientes todos os meses.
Produtos para agências de viagens relacionados a esses modais estão em desenvolvimento. Mas provavelmente serão procedimentos parecidos com os realizados para uma reserva de carro, só que com níveis de automação ainda mais elaborados.
A mobilidade está em constante transformação. Portanto, nosso maior desafio será nos mantermos atualizados, abertos a essas mudanças e focados nos benefícios que conseguiremos oferecer aos clientes. Acreditamos em mudanças estruturais nas formas de mobilidade e que muito disso passará pela facilitação dos modais. Acreditamos em um mundo no qual tudo poderá ser resolvido na palma das mãos.
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL