Cuidados com a saúde na hora de viajar

Durante viagens, seja a trabalho ou lazer, é sempre muito importante cuidar da saúde, ainda mais neste momento de pandemia, certo? A frequência de deslocamentos, seja por vias aéreas ou terrestres, pode acarretar alguns problemas para o corpo. Por isso, é sempre bom ficar atento com os cuidados necessários, especialmente se a viagem for longa.

Pensando nisso, o que acha de conferir algumas dicas para garantir o seu bem-estar? Se interessou pelo assunto? Então confira a seguir o que preparamos especialmente para você!

Afinal, quais devem ser os cuidados com a saúde em uma viagem?

1. Trombose

cuidados

Ficar parado por horas intermináveis em um ônibus, carro ou avião é terminantemente proibido. | Crédito: Shutterstock

O problema mais grave e conhecido é a trombose. Geralmente, os primeiros incômodos que aparecem são pernas e pés inchados, acúmulo de líquidos, além da dor e dificuldade de locomoção. Porém, para quem já tem um quadro de varizes ou algo do gênero, ele pode se agravar, e um coágulo pode se formar dentro do vaso sanguíneo. Isto é uma trombose.

É fato que o corpo muito tempo parado prejudica, e muito, a circulação. A contração dos músculos ajuda a bombear o sangue pelo organismo todo, e ficar parado por horas intermináveis em um ônibus, carro ou avião é terminantemente proibido. Então, a regra é se movimentar.

2. Pele ressecada

shutterstock 1800271873

O ideal é ter sempre um creme ou loção à mão, assim como batons hidratantes. | Crédito: Shutterstock

Mas não é só com a trombose que devemos nos preocupar. Viagens longas podem ser responsáveis por outros tipos de problemas menos conhecidos. Muito tempo em um local com ar-condicionado cria um ambiente frio e seco, o que diminui a produção de óleo na superfície da pele, deixando-a ressecada. Para evitar este problema, o ideal é ter sempre um creme ou loção à mão, assim como batons hidratantes.

Um lubrificante ocular comprado sem receita nas farmácias é ótimo aliado no combate ao ressecamento dos olhos. A baixa umidade do ar faz com que a lágrima evapore mais rapidamente. O resultado é uma sensação de ardência e vermelhidão. No caso de quem usa lentes de contato, é importante que viaje sem elas. O nariz também sofre com viagens mais longas, pois o ar seco da cabine nos aviões, por exemplo, provoca ardência nas narinas por ressecar a mucosa. Neste caso, se informe com seu médico qual produto adequado para pingar no seu nariz para não deixá-lo seco.

3. Movimente-se

Cuidados com a saúde na hora de viajar | Crédito: Skitter Photo

Cuidados com a saúde na hora de viajar | Crédito: Skitter Photo

Movimentar-se durante o voo, caminhar no interior do ônibus ou avião e ter um cuidado especial com a pele e mucosas são essenciais para cuidar da sua saúde. Afinal, a viagem, por mais que seja longa, é apenas o começo de um merecido período de descanso, prazer e até de trabalho intenso.

E você, costuma tomar algum cuidado especial durante viagens? Então conta para a gente nos comentários. Por fim, não se esqueça de conversar com um agente de viagens, tirar todas as suas dúvidas e garantir uma aventura tranquila e completamente segura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0