Catalunha: um tour por Pirineus, Val d’Aran e Lérida

Pirineus - Catalunha - Espanha | Crédito: Shutterstock

Pirineus - Catalunha - Espanha | Crédito: Shutterstock

Pirineus - Catalunha - Espanha | Crédito: Shutterstock

Pirineus – Catalunha – Espanha | Crédito: Shutterstock

Muito além de Barcelona, a região da Catalunha é repleta de surpresas espetaculares que merecem – e muito! – uma visita. Um exemplo disso é a região dos Pirineus, cordilheira que se estende por mais de 400km, do Oceano Atlântico até o Mar Mediterrâneo, e que é uma fronteira natural entre a Espanha e a França.

Com diversos atrativos que vão desde trilhas, belezas naturais até antigos vilarejos, essa parte catalã pode ser aproveitada durante todo o ano com atividades ao ar livre, montanhismo, caminhadas, mountain bike, esportes aquáticos e também atividades de inverno como, por exemplo, o esqui. Falando nisso, um point perfeito para curtir as baixas temperaturas é o Val d’Aran. Confira a seguir!

VAL D’ARAN: CONHEÇA O VALE DOS VALES

Melhor destino de neve da região dos Pirineus e parte da província de Lérida, Val d’Aran é perfeito para aqueles que buscam um endereço para praticar esportes radicais, apreciar patrimônios históricos ou simplesmente vislumbrar incríveis paisagens naturais. Bora conhecer um pouquinho sobre esse lugar?

Vielha - Valle d'Aran - Catalunha - Espanha | Crédito: Shutterstock

Vielha – Valle d’Aran – Catalunha – Espanha | Crédito: Shutterstock

Para começar, o patrimônio histórico e cultural dessa região: cheia de vilarejos, a capital, Vielha, guarda a Igreja Sant Miguel que é datada do século XII e é uma parada obrigatória. Além disso, o centro antigo com casarões e casas rústicas atraem os olhares de todos que passam por ali.

Baqueira-Beret - Val d’Aran - Catalunha - Espanha | Crédito: Shutterstock

Baqueira-Beret – Val d’Aran – Catalunha – Espanha | Crédito: Shutterstock

Quando o assunto são esportes radicais e natureza, a região também é um espetáculo. Para aqueles que viajam no inverno, a estação de esqui de Baqueira-Beret não pode ficar fora do roteiro, já que ela é uma das melhores da Catalunha. Caso prefira os parques naturais, o Aran Park é dedicado à fauna local e oferece atrações envolvendo animais típicos da região como os ursos. Por fim, o NaturAran conta com um rocódromo para a prática de escalada indoor, tirolesas e uma ponte tibetana.

shCircle dos Colomèrs - Val d’Aran - Catalunha - Espanha | Crédito: Shutterstock

Circle dos Colomèrs – Val d’Aran – Catalunha – Espanha | Crédito: Shutterstock

Apesar de muito procurada para atividades de inverno, Val d’Aran atrai visitantes durante todo o ano e tem diversos atrativos: rafting, canoagem, passeios a cavalo, caminhadas, escalada, canyoning, trilhas e muito mais. Por falar em trilhas, a mais famosa delas, a do Circle dos Colomèrs, passa por muitos lagos e cenários fascinantes. Para finalizar, se a busca for por paisagens panorâmicas, a vista do Besiberri Nord, montanha acessada por escaladas, é imperdível.

UMA ESTICADINHA ATÉ A CAPITAL LÉRIDA

Catedral La Seu Vella - Lérida - Catalunha | Crédito: Shutterstock

Catedral La Seu Vella – Lérida – Catalunha – Espanha | Crédito: Shutterstock

A aproximadamente 2h30 de carro a partir da região de Val d’Aran, Lérida – ou Lleida – é um destino e tanto do interior da Catalunha. Capital da província e marcada por um valioso conjunto de igrejas declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, nela há uma série de lugares para serem visitados, entre elas a antiga Catedral La Seu Vella, que é um símbolo local e está fixada no ponto mais alto da cidade. Mas se você é um daqueles que ama contato com a natureza, a região também dispõe de paisagens estonteantes que atraem os olhares de todos os turistas.

shutterstock Congost de Mont Rebei 2

Congost de Mont-Rebei – Lérida – Catalunha – Espanha | Crédito: Shutterstock

Congost de Mont-Rebei, por exemplo, é um desfiladeiro formado pelo Nogueira Ribagorçona, rio que percorre a Sierra del Montesec de norte a sul. Acessado por trilhas e protegido pela Fundació Catalunya, o Congost tem cenários de tirar o fôlego, uma fauna e flora riquíssima, cachoeiras, passeios de caiaque, excursões de barco, o Santuário de Torreciudad – dedicado à Virgem Maria – e o Parc Astronòmic Montsec, um dos mais importantes parques astronômicos do país, ele possuí o certificado Starlight da Unesco de astroturismo e conta com exposições, planetário permanente e muito mais. Vale a pena visitar!

shutterstock Montsec Astronomical Park Jordi V. Pou Shutterstock.com

Parc Astronòmic Montsec – Lérida – Catalunha – Espanha | Crédito editorial: Park Jordi V. Pou / Shutterstock.com

E aí, tá a fim de passear pela Catalunha? Então fale com o seu agente de viagens, garanta o seu seguro-viagem, programe-se direitinho e #partiu! Ah, depois vem aqui contar tudo pra gente, pois nós vamos adorar saber como foi!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0