Catalunha: coleção de obras de arte a céu aberto

shutterstock 695123449 1

Catedral de Santa Maria - Tarragona |Crédito: Shutterstock

shutterstock 695123449

Catedral de Santa Maria – Tarragona |Crédito: Shutterstock

Terra natal de personalidades do naipe de Antoni Gaudí, Salvador Dalí e Joan Miró, entre a originalidade geométrica de Barcelona, as construções medievais de Girona, as heranças romanas de Tarragona e as preciosidades naturais de Lleida, a Catalunha se apresenta ao mundo como o celeiro de artistas e obras-primas que, de fato, ela é.

Fruto ainda da criatividade de uma natureza inspirada, nessa região situada ao nordeste da Espanha – mais especificamente em meio à água turquesa do Mar Mediterrâneo e aos picos esculturais dos Pirineus Catalães – toda a sua extensão é pontilhada por lugares fascinantes e programas multifacetados. E é para lá que o Segue Viagem se dirige agora.

UMA MUSA PARA OS BONS NEGÓCIOS

Visitado em 2017 por algo em torno de 180 mil brazucas e mostrando talento nato para o turismo, que se reflete nos muitos atrativos arquitetônicos, culturais e gastronômicos, para Joan Romero, diretor do escritório de promoção turística da Agência Catalã de Turismo, o destino reúne incontáveis oportunidades de vendas para o agente de viagens e tem potencial para conquistar um número crescente de pessoas.

“Em geral, mais de 90% dos brasileiros que desembarcam na região estão em família e viajando a lazer. Porém, também temos forte apelo entre outros perfis de turistas, como casais em lua de mel, amigos e, claro, os corporativos, pertencentes ao segmento MICE (sigla em inglês para Encontros, Incentivos, Conferências e Feiras). Quanto tempo eu julgo necessário para conhecer bem a Catalunha? De sete a 15 noites, sendo quatro dias dedicados apenas à capital Barcelona”, recomenda.

BARCELONA, A CAPITAL CATALÃ

Crédito: Shutterstock.com

Ao longo dos anos, Barcelona se consagrou como um dos grandes símbolos da Espanha, adicionando charme extra e completando a maior parte dos roteiros de quem viaja para o país. Personificação das obras máximas de Gaudí, firmou-se como um tremendo polo artístico e, por isso mesmo, pode ser considerada uma das cidades mais fotogênicas do planeta. A monumental Basílica da Sagrada Família, por exemplo, tem uma aura de majestade que transcende gerações e parece não se cansar com a ação do tempo, enquanto o Parque Güell traz a assinatura do artista e arquiteto espanhol em meio ao verde, em uma área um pouco afastada do agito mas ainda assim bastante procurada.

A cidade é, também, a casa do Camp Nou, o célebre estádio do Barça, da linda orla da Praia de Barceloneta e de outros tantos cartões-postais, muitos dos quais dispensam apresentações. Imperdível, sim, não há dúvidas, mas, sempre que possível, a dica é estender a viagem para outras três joias da vizinhança; afinal de contas, Girona, Tarragona e Lleida têm seus encantos e estão longe de decepcionar.

TRINCA DE OURO: VALE A PENA VISITAR

Girona - Espanha | Crédito: Shutterstock

Girona – Espanha | Crédito: Shutterstock

A cerca de 1h30 de carro, eis Girona. Segunda maior cidade catalã, de tão cinematográfica foi escolhida como cenário para parte das gravações de Game of Thrones. Rica em história e atrativos, Romero destaca os seguintes pontos para quem não dispuser de muito tempo: o mosteiro de Sant Pere de Galligants, a basílica gótica de Sant Feliu, as ruelas do antigo bairro judeu, as casas coloridas e a ponte sobre o Rio Onyar, bem como a imensa muralha, de onde se pode comprovar toda a beleza do lugar.

Partindo agora para Lleida, lembre-se: a natureza é protagonista. Entre os points mais visitados por quem procura por contato com o meio ambiente, três merecem atenção especial: o Parque Municipal de la Mitjana, o parque do Rio Segre e o charmoso Camps Elisis. Vale ressaltar que a província reúne, ainda, o grupo mais valioso de igrejas românicas catalãs em La Vall de Boí, tombadas como Patrimônios da Humanidade pela Unesco. É amor à primeira vista!

“Já na parte sul da Catalunha, Tarragona se mostra como um paraíso de experiências emocionantes, que vão de belas praias ou de um passeio romântico em uma aldeia perdida nas montanhas de Prades a relíquias modernistas, vestígios da civilização romana e adrenalina garantida em um dos melhores parques temáticos do mundo, o PortAventura World”, ressalta o diretor.

Os comentários estão encerrados.

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0