Não tem pra ninguém: a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, ficou em primeiro lugar no ranking de praias mais bonitas do mundo do TripAdvisor.
A lista é baseada nas opiniões dos usuários do site para o prêmio Traveler’s Choice. Em segundo lugar ficou Eagle Beach, em Aruba, e, em terceiro, Cable Beach, na Austrália. Na edição de 2023, só mais uma praia brasileira entrou no ranking: Ipanema, no Rio, que ficou em 19º lugar.
Para nós, não é novidade que Noronha é um dos lugares mais bonitos do mundo. Águas límpidas de um verde-esmeralda único, areias finas e claras, vegetação exuberante e o imponente Morro do Pico, com seus 321 metros, compõem um cenário para lá de paradisíaco.
E a praia da Baía do Sancho é realmente especial. Veja aqui tudo o que você precisa saber para conhecê-la.
Noronha é protegida tanto pela Área de Proteção Ambiental Fernando de Noronha quanto pelo Parque Nacional Marinho. Na chegada, os visitantes precisam pagar uma taxa de preservação ambiental de acordo com a duração da estadia na ilha. Para visitar a Baía do Sancho e outras atrações que são parte do parque, porém, é necessário adquirir mais um ingresso, de valor fixo, que vale por até dez dias. É possível realizar o pagamento antecipado no site do Parnanoronha ou comprar presencialmente em alguns locais da ilha.
Os passeios de barco geralmente dão tempo para os visitantes mergulharem livremente com snorkel – a Baía do Sancho é um dos melhores pontos para admirar a paisagem subaquática de Noronha. Por segurança, porém, não é permitido nadar até a faixa de areia. Ir de barco também significa dividir a beleza com outras pessoas e embarcações: vá no período da tarde para pegar a praia menos cheia.
Por terra, é preciso ir de táxi, ônibus, bugue ou transfer até o Posto de Informação e Controle (PIC) Golfinho-Sancho, onde há lojinha, mesas, banheiro, armário, ducha e lanchonete. Dali, há três trilhas: a primeira tem 1 km de extensão e leva ao Mirante dos Golfinhos. A segunda, com 500 metros, leva diretamente até a descida para o Sancho. E a terceira, com 1,2 km, vai até o Mirante Dois Irmãos. Todas contam com passarelas suspensas com acessibilidade para cadeirantes.
Para chegar nas areias da Baía do Sancho, é preciso descer por uma escada vertical com 208 degraus cravada nas rochas.
Depois de ter ficado de queixo caído com as vistas dos mirantes, é só ir até a areia e curtir o visual de sonho e as águas transparentes. Quem tiver máscara e snorkel pode ver muitos peixinhos, tartarugas e até tubarões.
No período de inverno na ilha, de março a junho, por vezes as chuvas formam duas cachoeiras na Baía do Sancho. A maior queda d’água está localizada à esquerda para quem chega pela escadaria.
E aí, bora para Noronha? Contate agora um agente de viagens para orçar a sua trip!
RECEBA DICAS DE VIAGEM POR E-MAIL