Vacinas e doenças: deixe essa preocupação fora da sua mala

Blog Segue Viagem
|

Na hora de pegar o avião para um novo destino, seja nacional ou internacional, pode ser que role aquela dúvida: será que eu preciso tomar alguma vacina? Tudo depende, claro, de onde você vai. Isso porque são duas as situações nas quais é preciso tomar vacina: quando você toma para evitar contrair alguma doença que existe na área onde está indo, e aquela vacina que você é obrigado a tomar para poder entrar em uma área que exija o certificado de vacinação.

Febre Amarela

É bastante comum, por exemplo, que o país para onde você vá peça o certificado de vacina contra a Febre Amarela. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, esta é uma das imunizações exigidas, juntamente com a vacina meningocócica em alguns locais. Isso pode acontecer se você for para algum destino onde a doença é endêmica. Como alguns países da África, América Central e até por aqui pela América do Sul. Fique atento com a data da sua viagem, porque as vacinas demoram algum tempo para “pegar”. Ou seja, para de fato te imunizar. No caso da Febre Amarela, exige-se dez dias de antecedência da data de embarque, mas há algumas vacinas necessitam de até quatro semanas para início da proteção.

Outras vacinas

Há ainda as vacina chamadas recomendadas, como a Hepatite A, Febre Tifóide, Encefalite Japonesa, Meningite Meningocócia e Cólera. Além do surgimento de uma série de novas doenças. Você com certeza lembra dos casos recentes de epidemias de Febre Asiática, Gripe Aviária e Gripe Suína (H1N1). A dica é pesquisar! Por exemplo, no site da Anvisa (www.anvisa.gov.br) sobre as exigências de vacinação de local para onde você vai. E depois pedir uma orientação para o seu médico.

Como o número de viajantes internacionais vem aumentando, a chance de que as doenças possam ser passadas de país para país também aumenta. Mas fique tranquilo: além da vacina, há medidas preventivas que você mesmo pode tomar para se prevenir contra algumas doenças. Coisas simples como a higiene das mãos, o consumo de água mineral. Além do cuidado com alimentos vendidos nas ruas ou crus e o uso de repelentes e roupas protetoras. Você pode, inclusive, baixar um guia da própria Anvisa sobre o assunto: http://www.anvisa.gov.br/sispaf/pdf/Guia_de_Saude_do_viajante.pdf.

Outra boa fonte para consultar antes de viajar é o site da OMS (Organização Mundial de Saúde), que é em inglês: http://www.who.int/ith/vaccines/en/. Lá você encontra a lista de vacinas recomendadas e a listagem de países com exigências especiais.


Escrever Comentário

Com um agente de viagens, faça chuva ou faça sol, a sua tranquilidade é garantida.

Véspera de férias? Então bora dormir tranquilo, com a certeza de que o seu aéreo, reservas em hotéis e serviços estão confirmados.

Veja Mais

Os agentes de viagens estão aqui pra te ajudar a ter a viagem dos sonhos com a tranquilidade que você merece ;)

Veja Mais