Percorrendo o caminho da Estrada de Ferro Sorocabana

Blog Segue Viagem
|

No início do século 20, Sorocaba despontou como um importante polo industrial no interior de São Paulo, chegando a ser chamada de Manchester Paulista – uma referência à cidade inglesa que teve um papel crucial na Revolução Industrial do país. Uma das heranças desta época áurea da cidade é a Estrada de Ferro Sorocabana, que ligava o oeste paulista a São Paulo. Em seu ápice, em 1922, a linha saía de Presidente Epitácio, às margens do rio Paraná, e chegava à capital. Desativada aos poucos, a ferrovia ganhou projetos de revitalização, mas nada saiu do papel. Quem quer conhecer um pouco mais sobre esta história, no entanto, pode partir de seu ponto principal: Sorocaba.

Ali, a ferrovia ainda é ponto de referência para muitos habitantes, principalmente os mais velhos, que se referem a um pedaço da cidade como “além linha”. A antiga estação central da Estação Ferroviária é hoje tombada como Patrimônio Histórico da cidade e ainda aguarda restauração. As construções ali ao lado, no entanto, tornaram-se museus e podem ser visitadas. Se a ideia é seguir na linha histórica, vá para o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, que foi instalado em uma das casas que era utilizada pelos engenheiros da EFS, construída em 1910. São 11 cômodos que foram reformados em 1997 e guarda um acervo de mobiliário, projetos, mapas e maquetes da ferrovia. Logo ao lado, no chamado Chalé Francês, está o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba.

Curtindo a natureza

Se você quer saber um pouco mais sobre a história do desenvolvimento da cidade, outra dica é fazer um tour para a Floresta Nacional de Ipanema. Mais conhecida ali como Fazenda Ipanema, que fica na cidade vizinha, Iperó, por onde passava a EFS. Hoje a área é uma unidade de conservação federal, administrada pelo ICMBio. E abriga uma grande porção de Mata Atlântica nativa. O sítio histórico dali relembra o pioneirismo da região na indústria siderúrgica. Os primeiros fornos construídos ali datam de 1811. É preciso fazer uma visita guiada para percorrer toda a área histórica da fazenda.

Além da visita, quem passeia pela Floresta Nacional de Ipanema pode curtir a natureza. Aproveite para fazer caminhadas e até mesmo um piquenique – um ótimo programa para um final de semana tranquilo.


Escrever Comentário

Com um agente de viagens, faça chuva ou faça sol, a sua tranquilidade é garantida.

Véspera de férias? Então bora dormir tranquilo, com a certeza de que o seu aéreo, reservas em hotéis e serviços estão confirmados.

Veja Mais

Os agentes de viagens estão aqui pra te ajudar a ter a viagem dos sonhos com a tranquilidade que você merece ;)

Veja Mais