Pelas estradas da Flórida

Blog Segue Viagem
|

Embarque conosco nesta surpreendente viagem por destinos fora do comum, situados nos arredores dos parques temáticos mais famosos do mundo

Crédito: Shutterstock

 Uma proposta tentadora que envolve um carro, um mapa e muita disposição para viver experiências únicas no estado norte-americano que é especialista em promover grandes histórias. O plano? Desbravar os tesouros secretos do chamado “Sunshine State” (“O Estado Ensolarado”). O percurso? Cinco regiões apaixonantes, todas elas vizinhas a Orlando, a capital mundial da magia. As atrações inclusas no roteiro? Praias, festivais, vinícolas, cervejarias artesanais, refúgios naturais e muitas outras surpresas que o Segue Viagem apresenta agora para você. E aí, bora partir nesta road trip com a gente? Aperte o cinto e vamos nessa!

De carro de San Francisco até Los Angeles
Dicas para alugar um carro e viajar pelo mundo

AQUECENDO OS MOTORES

Antes de dar a largada para uma viagem dos sonhos pela Flórida, é importante saber que a maneira mais eficiente de circular pelo destino com o máximo de liberdade e segurança é, sem dúvida, de carro. Além de contar com uma ampla rede de rodovias bem sinalizadas e conservadas, o processo de locação de veículos na região é prático, rápido e com ótimo custo/benefício, sobretudo quando se trata de empresas que são grandes nomes do segmento, como a Hertz.

Dona de uma extensa frota, com opções de automóveis para todos os gostos e bolsos, a empresa americana oferece, ainda, uma série de conveniências exclusivas, como retirada e devolução dos carros em pontos espalhados por todo o estado, GPS integrado, pagamento eletrônico de pedágios, suporte técnico e seguro contra acidentes pessoais, apenas para citar algumas das facilidades.

Ah, sim, e não se esqueça: para alugar um carro nos States é preciso ter mais de 21 anos – jovens com até 24 anos estão sujeitos ao pagamento de uma taxa adicional – e apresentar o passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva, ambos originais e dentro da validade, ok?

Chave do carro em mãos? Então é hora de pisar fundo no acelerador e cair na estrada! Nossa viagem percorrerá Clermont, Tampa, St. Petersburg/Clearwater, os parques naturais da Flórida Central e Daytona Beach, nossa primeira parada na terra onde o sol, definitivamente, brilha para todos.

DAYTONA BEACH: CURTIÇÃO A MIL POR HORA

 Pé na areia, mar azul, temperaturas que chegam aos 30ºC nos meses de verão (junho a setembro), disputas automobilísticas acirradas e o maior encontro de motos do planeta. Para quem é fissurado por praias badaladas e emoção sobre rodas, Daytona Beach é um pit stop completo.

Orgulhosa dos seus 37 km de costa litorânea, com trechos que permitem o trânsito de carros à beira-mar, a cidade mais populosa do condado de Volusia mais parece o cenário de um filme, esbanjando leveza, jovialidade e uma lista sem fim de atividades para os interessados em mergulhar de cabeça na diversão.

NA CRISTA DA ONDA

Como uma autêntica praieira americana, é no entorno do píer e da orla de Daytona que fica um dos maiores polos de lazer do destino, sinalizado por uma clássica roda-gigante. Por ali, bares, cafés, restaurantes, lojas e outros espaços recreativos se revezam para garantir entretenimento ilimitado a turistas e moradores. Caso esta seja a primeira visita do passageiro, vale ressaltar: a catapulta Slingshot e os demais brinquedos radicais do Screamer’s Park; o parque aquático Daytona Lagoon; os espetáculos artísticos do Daytona Beach Bandshell; e o Breakers Oceanfront Park, cantinho dominado pela natureza e bastante utilizado para a prática de esportes ao ar livre.

 Ô MOTORISTA, PODE CORRER!

Sede para alguns dos eventos automobilísticos mais emblemáticos da categoria, a cidade é uma superpotência para entusiastas de carros, motos e bicicletas, atraídos às centenas pelos programas eletrizantes que tomam conta da região ao longo do ano. Exemplos de atividades não faltam: Daytona 500, tida como uma das principais etapas da “Stock Car” americana (conhecida como Nascar nos Estados Unidos); “Biketoberfest”, festival anual de motociclismo; Daytona Bike Week, período de dez dias marcado pela realização de uma das maiores reuniões de motocicletas e bikes do mundo, englobando ralis, shows e exposições; e o prestigiado Daytona International Speedway, autódromo ultramoderno no qual é possível assistir a competições, conhecer as instalações e até mesmo pilotar um carro de corrida.

CLERMONT, UMA ROTA TRAÇADA PELO VINHO

Meia-hora. Esse é o tempo médio de deslocamento, de carro, entre Orlando e Clermont, cidade não por acaso apelidada de “A escolha dos campeões”. Musa de triatletas, corredores e ciclistas, que encontram nas colinas, lagos e campinas verdejantes inspiração e fôlego extras para a prática de atividades físicas, a região também deve sua boa fama à produção de vinhos excepcionais. A conclusão disso tudo é que, em Clermont, duas coisas existem em abundância: qualidade de vida e uma constante sensação de bem-estar.

 DE TAÇA SEMPRE CHEIA

 É brinde que o seu passageiro com destino à Flórida quer? Então é brinde que ele vai ter à vontade na doce Clermont, terreno fértil tanto no cultivo da uva norte-americana, Muscadine, como no processo de transformação da fruta em uma das bebidas mais apreciadas do planeta.

Olimpo dos enófilos de carteirinha (nome conferido aos grandes fãs de vinho), em meio aos passeios desenhados exclusivamente para eles está uma visita à renomada Lakeridge Winery & Vineyards, maior vinícola premium do estado. O local promove tours guiados por seus vinhedos, degustações gratuitas e disponibiliza uma infinidade de produtos premiadíssimos, fabricados in loco.

 ENTRE UM GOLE E OUTRO

Na passagem por Clermont, que tal aproveitar o ensejo para dar uma voltinha descompromissada pela cidade e explorar alguns dos seus cartões-postais? Os points mais famosos são: o mirante de Citrus Tower, que garante uma vista panorâmica – e espetacular! – de toda a região; o Presidents Hall of Fame, museu que é uma miniatura da Casa Branca e dedicado à história política dos Estados Unidos; e o Waterfront Park, às margens do Lago Minneola e um convite irrecusável para exercitar o corpo e curtir um lindo pôr do sol.

TAMPA: DO BUSCH GARDENS ÀS CERVEJARIAS

O que é, o que é: tem um consagrado parque de diversões mas não é Orlando, tem safári mas não é na África, tem bondinho amarelo mas não é Lisboa e tem cerveja mas não é happy hour? Só há um lugar no mundo que tem todas essas características: Tampa. A melhor parte é que chegar lá não é uma tarefa difícil, não, já que está a apenas 1h30 da terra do Mickey. Sabe o que isso significa? Que é hora de entrar no carro mais uma vez e ir em direção a mais encantos!

Busch Gardens Tampa Bay: onde o <3 bate depressa no SeaWorld

A ESTRELA DO PEDAÇO

Presença cativa entre os pontos turísticos mais visitados do estado, o Busch Gardens Tampa é uma parada imperdível para os aventureiros de plantão. E não é para menos! Não há coração que não bata mais depressa com as quedas livres, os teleféricos arrepiantes e as lendárias montanhas-russas, como as célebres Montu, SheiKra e Kumba, com loopings invertidos, descidas de até  90 graus de inclinação, giros sobre trilhos em 360 graus e diversas outras manobras desafiadoras que dão aquele friozinho na barriga só de imaginar.

Para os pequeninos, por outro lado, a diversão fica por conta das áreas lúdicas do parque, com brinquedos “kids friendly”, shows, jogos e passatempos. Essas atividades ficam divididas em duas áreas centrais: na animada Sesame Street Safari of Fun e no playground Treetop Treetop. Quer uma dica de ouro? Inclua no itinerário uma visita ao zoológico do Busch Gardens, habitado por mais de 300 espécies de animais e onde têm lugar experiências inspiradoras com os bichinhos. Dá para fazer safáris, tours guiados, visitas ao centro de atendimento e até mesmo alimentar aves, cangurus e flamingos, por exemplo.

FORA DO PARQUE

Nos quesitos lazer e entretenimento, Tampa reúne um verdadeiro arsenal de atrativos para turista nenhum botar defeito. Para os cosmopolitas, o point queridinho é Riverwalk, calçadão às margens do Rio Hillsborough repleto de bares, restaurantes, lojas, espaços esportivos e centros culturais. Para os apaixonados por história, uma voltinha nos graciosos bondes que ligam o bairro latino de Ybor City ao centro é de lei. Para os ecoturistas, a bola da vez são os esportes aquáticos e os passeios de barco, bastante tradicionais na região. Agora, se o que o viajante gosta mesmo é de degustar novos sabores, ótimo! Porque, para coroar, Tampa tem um roteiro cervejeiro de dar água na boca.

DESCE UMA GELADA

Na cidade onde não há espaço para preocupações, nada cai melhor do que uma boa cerveja. Atenção, então, fãs de uma geladinha: Tampa é o paraíso das cervejarias artesanais, com variações únicas da bebida que definitivamente caiu no gosto dos brasileiros e americanos.

Anote aí as cervejarias mais conhecidas: Cigar City Brewing, que oferece as típicas degustações “on tap” (ou seja, direto da torneira); Coppertail Brewing Co., endereço da exótica e sazonal Captain Jack’s Stone Crab Stout, feita com garras de caranguejo; e Angry Chair Brewing, mestra na fabricação de cervejas artesanais superdiferentes, que levam em suas composições ingredientes como coco torrado, grãos de baunilha, marshmallow, morango e groselha, entre outras delícias.

Nunca é demais ressaltar que álcool e volante não combinam, certo? Por conta disso, um dos jeitos mais seguros de fazer o tour cervejeiro é optar pelo passeio realizado a bordo do “Brew Bus”, ônibus que serve drinks saborosíssimos enquanto passa pelas principais cervejarias do destino.

PETERSBURG E CLEARWATER: LAZER EM DOSE DUPLA

 Praias paradisíacas, uma média de 361 dias de sol por ano e atrações culturais, recreativas e gastronômicas a perder de vista. Sabe onde encontrar tudo isso? Em St. Petersburg e Clearwater, cidades que formam um par perfeito quando se trata de combinar agito, diversão e paisagens deslumbrantes. Localizada na península que separa a Baía de Tampa e o Golfo do México, a região, famosa pelas águas calmas e areias claras, inclui uma seleção vencedora no ranking de beleza da costa americana. E é justamente isso que a gente mostra a seguir.

Saint Petersbutg e Clearwater: onde ficam

AS MUSAS DA ORLA

Com 56 km de praias de diversos estilos, o trecho que liga St. Petersburg a Clearwater reúne legítimas pérolas de sol, sal e areia por todo o caminho. Para conferi-las de pertinho, uma sugestão de roteiro é partir de North Beach, situada no parque Fort De Soto, e seguir de carro em direção ao norte. O trajeto pode (e deve!) incluir paradas em lugares como a badalada St. Pete Beach, considerada uma das praias mais bonitas dos States; a tranquila Belleair Shore, área de desova de tartarugas marinhas; e a ilustre Clearwater Beach, reconhecida por muitos como a melhor região praiana da Flórida.

OUTROS PONTOS IMPERDÍVEIS

Fora sombra, água fresca e atividades genuinamente costeiras, as quais incluem surfe, windsurfe, kitesurfe, parasailing, mergulho, canoagem e passeio de caiaque, a Costa Oeste do estado oferece também muitos atrativos que vão além das rotas de praias. Os mais icônicos são: o Museu Dalí, detentor do maior acervo do pintor espanhol Salvador Dalí fora da Espanha; o Clearwater Marine Aquarium, aquário que serviu de set para as gravações do filme “Winter, o Golfinho”; e a animada aldeia John’s Pass Village & Boardwalk, área de lazer e entretenimento com boa infraestrutura turística – golfinhos podem ser observados dali com certa frequência.

FLÓRIDA CENTRAL: O CIRCUITO DOS PARQUES NATURAIS

Como se não bastasse ser a “região-mãe” das montanhas-russas, rodas-gigantes, carrosséis e toboáguas, o Sunshine State oferece, ainda, um leque completo de parques comandados pela natureza. Por exemplo, no norte da Flórida Central, na falta de um, existem três grandes complexos verdes: o Parque Estadual Paynes Prairie Preserve, o Parque Estadual Geológico Devil’s Millhopper e o Parque Estadual de Ichetucknee Springs, todos eles representantes de peso do turismo ecológico e donos de características bem diferentes entre si.

Flórida: quando os parques fecham, as festas começam
Casas de férias na Flórida: um bom negócio

UM LUGAR QUE É O BICHO

Casa para jacarés, bisões, cavalos selvagens e para algo em torno de 300 espécies de pássaros, o Parque Estadual Paynes Prairie Preserve é uma reserva natural que inspira paz, serenidade e boas energias graças a um cenário revigorante – o qual, por sinal, pode ser contemplado a partir de uma torre de observação de 15 metros instalada por ali.

Recomendado para caminhadas, trilhas, acampamentos, pescaria, hipismo, canoagem e demais atividades ecoturísticas, é fácil se deparar com alguns bichinhos no meio do passeio. Os melhores horários para encontrá-los são no começo da manhã e no final da tarde.

 O PARAÍSO DAS ÁGUAS

Mergulho, canoagem, natação, observação de pássaros, parque infantil, piqueniques, caminhadas e até casamentos. Guardou tudo isso na mente? Pois o Parque Estadual de Ichetucknee Springs é o palco perfeito para tudo o que você imaginar, oferecendo atrativos sob medida para os mais diferentes perfis de visitantes.

Decorado por uma inspirada Mãe Natureza, o ápice de sua beleza pode ser encontrado, e certamente admirado, na indescritível Blue Hole Spring, cujas águas cristalinas, tingidas de azul-turquesa, hipnotizam os olhos (e as câmeras) de qualquer um.

UMA FLORESTA HISTÓRICA

Cercado de verde, o Parque Estadual Geológico Devil’s Millhopper mais parece a floresta encantada de um conto de fadas. Inclusive, se convencer disso é fácil, fácil. Quer uma dica? Basta caminhar em meio às suas graciosas árvores, em direção a um dos seus atrativos mais marcantes: uma cavidade em formato de tigela, com 36 metros de profundidade, que conduz os visitantes para uma fascinante floresta tropical em miniatura, situada em sua base.


Escrever Comentário

Com um agente de viagens, faça chuva ou faça sol, a sua tranquilidade é garantida.

Véspera de férias? Então bora dormir tranquilo, com a certeza de que o seu aéreo, reservas em hotéis e serviços estão confirmados.

Veja Mais

Os agentes de viagens estão aqui pra te ajudar a ter a viagem dos sonhos com a tranquilidade que você merece ;)

Veja Mais