Para inspirar: a história do viajante Wallace Fernandes

Blog Segue Viagem
|

Protagonista de uma famosa série de livros infantojuvenis criada na década de 1980 pelo britânico Martin Handford, até hoje o simpático Wally conquista crianças e adultos graças a um desafio divertidíssimo: encontrá-lo, em meio a uma multidão dispersa pelos mais variados cenários, sempre vestido com o tradicional gorro de pompom e a inconfundível camisa listrada de vermelho e branco.

Batizado, originalmente, com o apelido inglês para Wallace – mas conhecido como Waldo, nos Estados Unidos, e como Charlie, na França –, além do nome, o Wally da ficção tem muito em comum com outro personagem, desta vez brasileiro e da vida real: Wallace Fernandes, diretor-fundador da agência Alvo Viagens & Turismo e especialista em explorar novos destinos e contar boas histórias, sem nunca deixar de lado o largo sorriso estampado no rosto.

Dica do viajante: Foz do Iguaçu, por Silva Russo
Dica do viajante: Curitiba, por Dyogo Schroeder
Dica do viajante: Manaus, por Edson Heitor

Brincadeira de criança

De família simples, Wallace começou cedo a encarar os ofícios de gente grande que apareceram pelo seu caminho. “Eu fazia várias coisas: ajudava minha mãe a cozinhar, vendia marmita, sandálias, joias de prata, vasos de cerâmica, picolé e até produtos Avon. Com carteira assinada, comecei a trabalhar aos 14 anos em uma farmácia perto de casa, lugar onde dei o pontapé inicial para uma carreira nessa área. Dali, segui para uma clínica médica e, depois, a um hospital, período em que fui o encarregado da ala de medicamentos”, relembra.

Wallace Fernandes em Fernando de Noronha

Contagiado pela magia típica da infância, foi justamente nessa época que a imaginação de garoto que queria ser cientista começou a ganhar asas e voar cada vez mais alto. “Meu primeiro desejo foi um videocassete, a febre do momento, e só fui conseguir um por meio de um consórcio feito pelo meu irmão. O segundo, entrar no CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), e, o terceiro, participar do festival de dança que era organizado pela instituição. Sobre sonhos? Ah, eles foram todos realizados! Mas é claro que depois apareceram outros”, conta.

Eureca!

Lembra da vontade de ser cientista? Pois foi focado nessa missão que, durante o curso de Química, o agente desta história, por coincidência ou não, descobriu sua ciência perfeita. E se no universo de faz de conta o Wally tem a ajuda do Mago Barba-Branca para embarcar em incríveis descobertas, saindo da terra da fantasia o enredo deste conto não é muito diferente. “Quando conheci meu anjo da guarda, ele tinha acabado de abrir uma agência de turismo dentro do Ceasa-MG. Como eu queria mudar de área, sempre pedia um emprego para ele. E não é que ele me presenteou com essa oportunidade no dia do meu aniversário, em julho de 1992?”, diz o canceriano, ressaltando que “se a sorte bate à sua porta e você não abre, ela vai embora para nunca mais voltar.”

Dedicando-se de corpo e alma à nova função, Wallace se formou em Turismo, viajou pela primeira vez de avião rumo à capital paulista e trabalhou arduamente, a ponto de se tornar o braço direito de seu antigo chefe e receber um convite audacioso: abrir sua própria empresa. “Eu tive medo, pensei que não daria conta, mas decidi ir em frente. Aceitei a proposta e montei duas agências, com objetivos distintos no mercado, junto a três outros sócios. Uma não existe mais; a outra, que é a Alvo Viagens & Turismo, completou 20 anos em janeiro de 2018”, ressalta, orgulhoso, o diretor, que também virou professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), onde lecionou a disciplina de Agenciamento Turístico por nove anos.

Os destinos mais amados de todos

Wallace Fernandes nos Lençóis Maranhenses

Apaixonado por viagens – e com uma lista de 26 países já visitados –, é no Nordeste brasileiro que estão seus dois lugares favoritos: Fernando de Noronha e Lençóis Maranhenses. “Em Noronha, eu não conseguia acreditar em tamanha beleza. Cada dia era uma surpresa, e eu só queria ficar dentro da água, apreciando os animais marinhos. Já em Lençóis só não chorei quando conheci por vergonha. Que lugar lindo, sem igual! Um verdadeiro quadro que nunca saiu da minha cabeça”, relata o viajante.

Fora das fronteiras nacionais, um dos destinos queridinhos de Wallace é a célebre Miami, a cidade americana que, em suas palavras, “é muito plural e oferece uma gama imensa de entretenimento e atividades turísticas para todos os tipos de públicos”.

Noronha: descubra qual praia tem sua cara
Conheça as paisagens áridas dos Lençóis Maranhenses

Fazendo as malas

Wallace Fernandes em Paris (2008)

Descrevendo-se como um turista de perfil luxuoso, se tem algo que realmente não falta em sua bagagem é uma riqueza de valor inestimável: experiência. E, quando se tem a oportunidade de conviver com este exímio contador de histórias, ouvir o que ele tem a dizer não é apenas a garantia de boas risadas; é inspiração também. “Já passei por inúmeros perrengues hilários ao longo de minhas andanças, entre os quais dormir sentado para não perder o trem que pegaria em Milão para Paris; comer uma caldeirada de frutos do mar servida sob uma água marrom, igualzinha à do rio que havia no local; e andar com um tradutor na mão, durante um intercâmbio na Flórida, para conseguir me comunicar com um suíço que, assim como eu, não dominava o inglês – e acredite, a comunicação fluía superbem”, revela, divertido.

Viajar é…

Tanto para o Wally dos livros, quanto para o Wally de carne e osso, viajar é vida. “Eu acho que o turismo permite quebrar barreiras, colocar a cara para fora da janela e enxergar o mundo como ele é. Quando você sai da sua zona de conforto, você passa a perceber que é capaz de ir além do que imaginava. Só que, para isso, é preciso coragem. Eu já viajei bastante e já estive em lugares que sequer havia imaginado. Mas essa história não acabou. Ainda estou em busca de muito, muito mais”, finaliza.


Escrever Comentário

Com um agente de viagens, faça chuva ou faça sol, a sua tranquilidade é garantida.

Véspera de férias? Então bora dormir tranquilo, com a certeza de que o seu aéreo, reservas em hotéis e serviços estão confirmados.

Veja Mais

Os agentes de viagens estão aqui pra te ajudar a ter a viagem dos sonhos com a tranquilidade que você merece ;)

Veja Mais