México: conheça a festa de Dia dos Mortos

Blog Segue Viagem
|

No Brasil, o feriado de Finados, no dia 2 de novembro, é um dia bastante melancólico. As pessoas ficam tristes pelos amigos e entes queridos que não estão mais conosco. Há países no mundo, porém, em que a tradição é bem diferente, como é o caso do México. O destino comemora o Día de los Muertos na mesma data, e é um momento de festejar.

5 lugares assustadores para visitar no Halloween
A festa de Halloween ao redor do mundo
México: um destino diverso

O tradicional Día de los Muertos é uma celebração de origem indígena e declarada como Patrimônio da Humanidade, pela Unesco. A festa que honra os defuntos, acontece no dia 2 de novembro e começa no dia 1 de novembro, e coincide com as tradições católicas. Também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos onde a população mexicana é grande.

A origem da celebração são anteriores à chegada dos espanhóis, há relatos de que os astecas e maias já praticavam este culto. É uma das festas mexicanas mais animadas, pois os mortos recebem comidas, bolos, festas, músicas, decoração, pães e doces, sendo os mais conhecidos e preferidos das crianças as caveirinhas de açúcar.

Aliás, no México, um dos suvenires mais vendido é a caveirinha. Ao contrário do que às vezes pensamos aqui no Brasil, ela não é um símbolo ruim, mas sim de renascimento. Costumam ser artesanais e coloridas, assim como todos os assuntos relacionados à morte. Uma das figuras mais emblemáticas da cultura mexicana é La Muerte, rainha da Terra dos Lembrados. Os mexicanos encaram a morte como a suprema etapa do ciclo do espírito.

Se for ao México fora da data do Día de los Muertos, poderá encontrar as caveirinhas em lojas de artesanato. Mas se estiver por lá durante o feriado, não deixe de ver a celebração do povo mexicano e aprender com essa tradição de encontrar alegria na morte, tão diferente do Brasil.

 


Escrever Comentário

Com um agente de viagens, faça chuva ou faça sol, a sua tranquilidade é garantida.

Véspera de férias? Então bora dormir tranquilo, com a certeza de que o seu aéreo, reservas em hotéis e serviços estão confirmados.

Veja Mais

Os agentes de viagens estão aqui pra te ajudar a ter a viagem dos sonhos com a tranquilidade que você merece ;)

Veja Mais