Marketing digital: um aliado para a fidelização de clientes

Blog Segue Viagem
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Você já deve saber que o marketing digital é um dos grandes aliados do Turismo. Visibilidade, credibilidade, conversão de vendas e fidelização de clientes são apenas alguns dos benefícios que este conjunto de estratégias e ações de comunicação traz consigo.

Disponibilizando recursos que se adaptam bem a qualquer tipo de negócio, o marketing digital é formado por uma série de canais on-line, que englobam redes sociais, sites, blogs e e-mails marketing, por exemplo. Mas, em meio a tantas ferramentas, qual é o segredo para conseguir fidelizar os compradores?

Um dos principais pontos a serem levados em consideração é a imagem da marca apresentada: quanto mais ela levantar a “estima” do consumidor, focando naquilo que é melhor para ele e que o atende com excelência, maiores são as suas chances de conquistá-lo.

Outro fator para se ter em mente tanto no meio on-line quanto no off-line é disposição em ouvir e receber críticas. Você já parou para pesquisar o que dizem os seus clientes? A opinião deles deve ser levada em conta, pois é um dos principais indicativos de quais aspectos é preciso desenvolver para as próximas vendas. Seja este retorno positivo ou negativo, nunca deixe de responder o cliente (independentemente de ser por e-mail, telefone ou via redes sociais) agradecendo por sua sugestão; isso o ajudará a se aproximar dele.

E por falar em redes sociais, certifique-se de manter uma interação on-line no Facebook, no Instagram e no LinkedIn, por exemplo. Vale conversar, responder a comentários, fazer enquetes, brincadeiras, entrar na onda e aproveitar os famosos “memes”, porque a comunicação é um excelente modo de manter o cliente por perto.

Além disso, pelas redes sociais os consumidores têm um engajamento maior, enviam materiais de divulgação, fotos, vídeos, comentários e/ou avaliações. Aproveite essa forcinha extra!

– Você disse “regalias”?

Já pensou em investir em programas de fidelidade? Esta é uma ótima alternativa para começar. Ofereça benefícios para aqueles que fizerem alguma compra específica, seja um desconto especial, um brinde ou acesso prioritário às novidades por meio de newsletters que tragam lançamentos exclusivos. Todo mundo curte uma regalia!

– Um plus: conteúdo de qualidade

Já tem um blog? Conteúdo de qualidade e voltado para o seu segmento de atuação é perfeito para chamar a atenção e fazer com que o passageiro volte mais vezes à sua página. Neste espaço, além de apresentar tudo o que um destino turístico tem a oferecer, você também pode colocar à disposição todos os seus pacotes. Uma excelente vitrine, não concorda?

– Mais uma vez: e-mail marketing

Mas de novo? Sim, o e-mail marketing é uma maneira eficaz de atrair os clientes e de mantê-los por perto. Para ser ainda mais eficiente, uma dica é analisar as últimas compras realizadas pelo consumidor e, assim, oferecer algo personalizado, que case direitinho com o seu perfil.

Fique atento! Geralmente uma compra abre o leque para a venda de produtos e serviços adicionais. No caso de viagens, por exemplo, é possível oferecer aluguel de carros e seguro-viagem. Então não perca nenhuma oportunidade: assim que a venda for finalizada, envie um e-mail agradecendo pela adesão e oferecendo um desses serviços extras.

Você sabia? O Segue Viagem tem um post que aborda justamente a relevância do e-mail marketing para o agente de viagens. Não deixe de conferir.


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