MAB: Um passeio único em São José dos Campos

Blog Segue Viagem
|

São José dos Campos, interior de São Paulo, é um importante polo industrial do Estado. Por isso, a maioria dos turistas que recebe viaja a negócios. Nem por isso a cidade deixa de oferecer boas opções de lazer e entretenimento. Para quem vai trabalhar ou para aqueles que querem curtir um fim de semana na cidade, tem uma atração bem diferente e única no Brasil, o Memorial Aeroespacial Brasileiro.

A cidade abriga o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) há cinco décadas.  Ele é considerado um dos mais importantes centros de ensino, pesquisa e desenvolvimento do setor aeroespacial na América Latina e em todo o mundo. O DCTA criou o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB).

O MAB pode ser visitado e é dividido em seis ambientes: Memorial, Ensino, Aeronáutica, Defesa, Espacial e de Pesquisas Associadas. Aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal, Ano Novo, Carnaval e Semana Santa), o Memorial é aberto ao público das 9h às 17h, sem necessidade de agendamento. A visita é gratuita. O espaço tem uma área total de 75 mil metros quadrados, com uma área de alimentação com vista para o lago.

Um tour pelo museu

Cada espaço do Memorial guarda suas particularidades. O Ambiente Ensino é cheio de curiosidades da década de 50 do século passado. No local pode ser visto o primeiro aparelho de fax usado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Já no Ambiente Aeronáutica é encontrado as primeiras e as principais pesquisas do DCTA, como o motor a álcool do veículo Dodge. O espaço abriga, ainda, o protótipo do primeiro avião desenvolvido e fabricado no Brasil, o Bandeirante.

Já no Ambiente Defesa podem ser vistos itens desenvolvidos pelo DCTA em parceria com as empresas Avibras e Mectron. São objetos da indústria bélica do Brasil, como mísseis e bombas. No Ambiente Pesquisas Associadas estão expostos os estudos dos diversos institutos do órgão, como o protótipo da urna eletrônica, usada nas eleições brasileiras atualmente.

De encher os olhos é o Ambiente Espacial. Na nossa “Nasa tupiniquim” há maquetes dos foguetes Sonda e VLS-1(Veículo Lançador de Satélites), propulsores, protótipos de giroscópio e fibra ótica, dentre outros itens. Para completar, há uma área de exposição externa com aeronaves fabricadas no Brasil e foguetes do Programa Espacial Brasileiro. O ponto alto é a réplica em tamanho natural do Veículo Lançador de Satélites.


Escrever Comentário

Com um agente de viagens, faça chuva ou faça sol, a sua tranquilidade é garantida.

Véspera de férias? Então bora dormir tranquilo, com a certeza de que o seu aéreo, reservas em hotéis e serviços estão confirmados.

Veja Mais

Os agentes de viagens estão aqui pra te ajudar a ter a viagem dos sonhos com a tranquilidade que você merece ;)

Veja Mais