Lugar para tomar uma boa caipirinha em São Paulo

Blog Segue Viagem
|

Não existe nada com mais cara de Brasil do que a nossa consagrada e cultuada caipirinha. E não pense que ela é famosa só por aqui. Em todos os cardápios dos Estados Unidos e da Europa, a palavra “caipirinha” indica o tipo de drinque, tão famoso quanto outros, como cuba libre ou marguerita.

Pouco se conhece sobre a origem da caipirinha, mas a versão mais contada é que a mistura de cachaça, limão amassado, açúcar e gelo tenha nascido no interior do Estado de São Paulo, inicialmente como um poderoso remédio contra a gripe. Viria daí o nome “caipirinha”, que é como são chamados os habitantes do interior de São Paulo.

Veloso Bar

Fomos conferir as variações da bebida no Veloso Bar, em São Paulo, famoso por servir uma das melhores caipirinha da cidade e também por suas deliciosas coxinhas, outro clássico brasileiro. No bar, da fórmula original, considerada um clássico da coquetelaria internacional, apenas o açúcar e o gelo permanecem intocáveis.

A receita, tanto no Veloso quanto em bares de todo o mundo, vem ganhando novas cores e sabores, com ingredientes cada vez mais surpreendentes. As misturas dos drinques foram criadas pelo barman Souza, que está na casa desde a abertura em 2005 e já ganhou diversos prêmios.

Outros sabores

Hoje em dia, a cachaça divide o espaço com a vodca, o rum e o saquê. O limão pode ser substituído por frutas inusitadas, como o morango, o maracujá, a lima, a lichia, a carambola, incluindo até temperos na mistura, como canela, cravo, pimenta ou manjericão. Com tantas ideias de combinação, é separar os ingredientes e colocar a mão na massa.

No Veloso, assim como em outros bares brasileiros, os sabores são variados. A de jabuticaba é uma das mais pedidas do estabelecimento, dá um colorido diferente, mistura branco com roxo e tem um sabor doce com final azedinho. A de tangerina também é queridinha, ela ainda leva pimenta dedo-de-moça para dar um sabor especial à bebida.

A caipirinha de caju poderia ser mais simples, não fosse o fato de levar limão para criar um contraste de sabores. Uma bem exótica é a de carambola, que leva, ainda, manjericão, que dá um toque no sabor ácido da fruta. Uma variação da tradicional é a três limões. Ela leva o limão Taiti, aquele mais verde, e dois novos aliados para dar cores e sabores diferentes: o limão siciliano, que é mais ácido que o anterior, e o limão rosa, que além de possuir uma cor surpreendente, é mais adocicado.

Em São Paulo, dentre os mais de 12 mil bares e restaurantes que a cidade possui, é difícil escolher um lugar. Mas, se puder, passe nesse tradicional endereço da cidade para provar as delícias brasileiras.

Serviço

Veloso Bar

www.velosobar.com.br

Endereço: Rua Conceição Veloso, 54 – Vila Mariana, São Paulo

Telefone: (11) 5572 0254

Funcionamento: Terça a sexta-feira, das 17h30 às 0h30 / Sábado, das 12h30 às 0h30 / Domingo, das 16h às 22h30


Escrever Comentário

Com um agente de viagens, faça chuva ou faça sol, a sua tranquilidade é garantida.

Véspera de férias? Então bora dormir tranquilo, com a certeza de que o seu aéreo, reservas em hotéis e serviços estão confirmados.

Veja Mais

Os agentes de viagens estão aqui pra te ajudar a ter a viagem dos sonhos com a tranquilidade que você merece ;)

Veja Mais