Meca da cultura afro-americana, o Harlem é um dos bairros de Manhattan, na agitada Nova York. Teve sua fundação em 1658 feita pelos holandeses, o que deu origem ao nome em homenagem à cidade de Haarlem, na Holanda. Os negros começaram a se instalar na região no início do século 20. Com isso, novos ares chegaram ao bairro, com muita música, cultura, gastronomia e religião novas.
O Harlem oferece dezenas de opções culturais e musicais. Talvez a mais famosa delas no quesito música seja o Apollo Theater, na 125th Street. A casa de concertos dos anos 80 vive até os dias de hoje com seu estilo burlesco, e apresentou ao mundo nas chamadas Amateur Night grandes cantores, como Jackson 5, Ella Fitzgerald e James Brown. Já o Schomburg Center for Research in Black Culture possui uma coleção com mais de 5 milhões de itens refletindo as experiências de afrodescendentes. No Studio Museum, há obras de arte com temas ligados à cultura negra.
Igreja e cultura em um só lugar
Para entender melhor o Harlem, sua musicalidade e religião, dá para fazer um tour pelas igrejas que ainda termina em um culto gospel. A primeira parada é na Catedral de São João, o Divino. O templo começou a funcionar no século 19 e, até hoje, está com a construção inacabada. Isso não impede a igreja de ser linda e enorme. Com seu estilo gótico, abre aos visitantes para ver sua rica tapeçaria, vitrais e jardins. Além disso, tem concertos e apresentação de corais.
Outra igreja a ser visitada é a Riverside. Ela foi inspirada no estilo gótico do século 13 da Catedral de Chartes, na França. Tem tradição em promover fóruns para líderes cívicos e espirituais, como Martin Luther King e Dalai Lama. Permite tours e tem apresentações de coral. O passeio segue com visita ao General Grant National Memorial, um tributo ao general Ulysses S. Grant e sua esposa, Julia Dent Grant. É o maior túmulo da América do Norte e tem vista para o Riverside Park e o rio Hudson.
Outro ponto de parada é a mansão Jumel, que funciona como museu. Ela foi construída pelo militar britânico Roger Morris e sua esposa em 1765, e é a casa mais antiga da região. Durante a Guerra da Independência dos EUA, George Washington fez do espaço seu quartel general. Depois disso, virou uma hospedaria até se tornar novamente uma propriedade rural, e cada cômodo do museu recria estas diferentes fases.
Para encerrar o passeio, é feita uma visita na Pilgrim Cathedral of Harlem, com um culto e muita música no final. Se quiser conhecer toda a autenticidade do Harlem, peça para seu agente de viagem reservar o tour pelo local.