Florença: desfrute a gastronomia italiana

Blog Segue Viagem
|
Florença – Itália | Crédito: Shutterstock

Massas, pães, vinhos e sorvetes: impossível visitar a Itália e não se apaixonar por sua gastronomia. E, neste quesito, a região da Toscana representa muito bem as tradições nacionais. Das pequenas trattorias nas estreitas ruas de Florença às vinícolas das cidades vizinhas, há opções para todos os gostos. Esqueça as calorias – você pode perdê-las depois, subindo as escadas da cúpula da catedral – e “mangia che te fa bene”.

Antes de mais nada, uma coisa que você deve saber sobre os restaurantes italianos é que, em sua grande maioria, os pratos são bem servidos (leia-se, grandes mesmo). Então preste atenção antes de pedir entrada, primeiro prato (normalmente uma massa) e segundo prato (uma carne vermelha ou branca), porque pode ser um exagero, dependendo da sua fome. E, claro, guardar um espacinho para a sobremesa é fundamental, pois os “gelatto”, tiramisu e “panna cota” italianos são imperdíveis.

Principalmente no centro, próximo à Piazza del Duomo e à Piazza della Signoria, há vários restaurantes onde é possível sentar ao ar livre e aproveitar a paisagem e a comida – uma boa opção para quem quer otimizar seu passeio pela cidade de almoçar em algum lugar bem localizado. Finalize sua tarde com um cremoso sorvete italiano de uma das muitas “gelaterias” existentes por ali.

Para o jantar, a dica é procurar uma trattoria ou “osteria”, estabelecimentos similares ao que chamamos no Brasil de cantinas italianas. Eles normalmente têm um ambiente mais aconchegante, muitas vezes familiar, massas com aquele gostinho de comida da vó e vinhos regionais para acompanhar a refeição. Bastante procurados pelos visitantes, locais como a Trattoria Ponte Vecchio, ao lado da Galleria degli Uffizi, e a Antica Trattoria da Tito, próximo à Piazza della Libertà, pedem que o cliente faça sua reserva com antecedência, para evitar longas esperas.

Não deixe de conhecer o Mercato Centrale de Florença e a feirinha em seu entorno. Nas barracas das ruas que circundam o local é possível comprar suvenires da cidade, bolsas e outros itens de couro, camisetas dos conhecidos times de futebol italianos, echarpes e lenços, itens de vidro em estilo Murano, etc. Dentro do mercado, é hora de experimentar de tudo um pouco. O espaço é dividido por tipo de mercadoria – carnes, queijos, pães, legumes e verduras, embutidos, massas frescas, vinhos, temperos e compotas, entre outros. É possível provar algumas coisas e escolher seus itens favoritos. Algumas lojas até embalam as compras a vácuo, para que possam ser levadas no avião.

Por fim, os passeios pelas cidades próximas normalmente incluem uma visita a uma vinícola, uma degustação de vinhos e um almoço no local. Fale com o seu agente de viagem e incremente seu itinerário com uma destas escapadas.


Escrever Comentário

Com um agente de viagens, faça chuva ou faça sol, a sua tranquilidade é garantida.

Véspera de férias? Então bora dormir tranquilo, com a certeza de que o seu aéreo, reservas em hotéis e serviços estão confirmados.

Veja Mais

Os agentes de viagens estão aqui pra te ajudar a ter a viagem dos sonhos com a tranquilidade que você merece ;)

Veja Mais