Encante-se com a magia do sul da França

Blog Segue Viagem
|

Um conto de fadas fora dos livros, a região francesa é cheia de paisagens surreais.

Dona de um céu azul indescritível, a região sul da França é privilegiada por muita beleza, requinte e cidades magníficas. Próximas umas das outras e permitindo roteiros de carro ou trem, que tal aproveitar para combinar um tour por Provence e pela Riviera Francesa?

Para comprovar tantas maravilhas, selecionamos cidades que são essenciais quando falamos destas regiões.

AIX-EN-PROVENCE

Aix-en-Provence | Crédito: Shutterstock

No coração do condado de Provence há uma cidade que mistura a elegância de Paris com o romance típico do sul da França: Aix-en-Provence. Localizada a cerca de 30 minutos de Marselha, é encantadora e a escolha perfeita para quem quer estar perto das maravilhas desse lugar.

Dona de um centro histórico simpático, mercados a céu aberto e ruas estreitas feitas de calçadas de pedras, o endereço carrega o charme sem fim da região e também conta com muitas praças arborizadas, mansões dos séculos 17 e 18 e inúmeras construções com fachadas douradas e telhados avermelhados. Além disso, é muito famosa por abrigar uma cidade universitária com mais de 600 anos, a Universidade Aix-Marseille.

Terra natal do pintor Paul Cézanne, seus pontos turísticos incluem igrejas, museus e casarões, além de poder caminhar pelo centro, conhecer as diversas lojinhas e degustar um pouco de vinho, um café ou fazer uma refeição enquanto observa o dia passar. Para curtir momentos como esses, o point é a via Cours Mirabeau, principal avenida local que abriga a Fontaine de La Rotonde e que no século 17 era endereço dos nobres.

Com o seu clima de cidadezinha do interior, Aix-En-Provence é a localização perfeita para explorar desde as praias da Côte D’Azur até os vilarejos do Luberon. Não deixe de curtir as paisagens tipicamente mediterrâneas compostas por vinhedos, oliveiras, campos e colinas.

CANNES

Cannes – França | Crédito: Hermann

Situada na Riviera Francesa e cenário do badalado Festival de Cannes, esta cidade é praticamente uma Hollywood europeia. Alvo de turistas que buscam dias ensolarados durante o verão, elegância é o seu nome do meio, já que o local se encarrega de todo o glamour e toque cool da Côte D’Azur com suas magníficas praias, visual deslumbrante, comércios, restaurantes premiados e hotéis cinco-estrelas.

Entre os pontos de interesse, vale citar o calçadão Boulevard de la Croix, onde estão as incríveis hospedagens, cassinos, lojas de alta-costura e beach clubs. Agora, se quiser caminhar sobre o tapete vermelho do festival, não deixe de visitar Palais des Festivals et de Congrès, pois fica estendido durante todo o ano.

Vista panorâmica? Cannes tem o ponto ideal pra isso e com um charme a mais por estar localizado no Le Suquet, um antigo bairro da cidade que compreende a Torre do Relógio e a Église Notre-Dame d’Espérance. Do pátio da igreja é possível admirar todo o litoral e a cidade. Simplesmente espetacular!

Quando estiver em Cannes, não deixe de fazer um passeio de barco até as Ilhas de Lérins, o lugar é belíssimo. Ah, para fechar o dia com chave de ouro, observe o pôr do sol da marina. Estes momentos serão inesquecíveis!

MARSELHA

Marselha – França | Crédito: Shutterstock

Somando mais de 2600 anos, Marselha é a cidade mais antiga de toda a França. Um destino pra lá de especial, está localizada em Provence e tem como uma de suas principais características a sua zona portuária com uma faixa litorânea de quase 60 km de extensão e 14 portos. Outro destaque fica pelo fato de ela contar com aproximadamente 300 dias de sol por ano.

Segunda maior cidade do país, com cerca de 1,2 milhão de habitantes, Marselha tem a capacidade de fazer com que seus visitantes se sintam em diversos lugares ao redor do mundo, já que existe uma forte presença de imigrantes, principalmente os italianos do final do século 19. Tomar um drink, desfrutar de bons cafés e restaurantes próximos ao Mediterrâneo pode ser uma boa pedida, não é mesmo? Para isso, o melhor endereço a ser frequentado é o Porto Velho, conhecido localmente como Vieux-Port.

Para admirar cada cantinho de sua diversidade, as grandes construções arquitetônicas, as ruelas e as igrejas, vale conhecer desde o local do Fort Saint-Jean até o novo Museu das Civilizações Europeias e Mediterrâneas. Vislumbre a costa da cidade a partir da “Boa Mãe”, a Basílica Notre-Dame de La Garde e prove delícias gastronômicas como a bouillabaisse, o aïoli e a fougasse. Não deixe de fazer compras no bairro das Docas.

NICE

Nice – França | Crédito: Shutterstock

Transcender beleza com certeza é uma das especialidades de Nice, mais uma cidade situada na costa francesa, ela possui uma localização extraordinária, ficando entre as montanhas e o Mar Mediterrâneo. Um destino com vocação natural para o turismo, são mais de 7 km de praias, diversos museus, uma arquitetura apaixonante e muita história para contar.

Despontando como a capital da magnífica região da Riviera Francesa, a Côte d’Azur, Nice é simplesmente vibrante e conta com um clima que mistura agitação e tranquilidade. Em meio a Mônaco e Cannes, foi apelidada de “Nizza” devido a suas grandes influências italianas, o que permite perceber a força histórica do domínio pelos reinos de Sardenha. Para mergulhar na história local e ainda ter uma vista inacreditável da cidade, vale conhecer o Château de Nice, datado do século 11.

Com monumentos arquitetônicos encantadores, Ópera de Nice, catedrais, palácios, museus, ruas e avenidas, existem roteiros indispensáveis pela cidade como, por exemplo, percorrer toda a extensão da Promenade des Anglais admirando o Mar Mediterrâneo e os elegantes edifícios litorâneos. Além disso, caminhe pelas ruelas da parte antiga da cidade, Vieux Nice, em que estão situados restaurantes, boutiques, lojas e também fabricantes artesanais de alimentos.


Escrever Comentário

Com um agente de viagens, faça chuva ou faça sol, a sua tranquilidade é garantida.

Véspera de férias? Então bora dormir tranquilo, com a certeza de que o seu aéreo, reservas em hotéis e serviços estão confirmados.

Veja Mais

Os agentes de viagens estão aqui pra te ajudar a ter a viagem dos sonhos com a tranquilidade que você merece ;)

Veja Mais