Dica do viajante: Salvador, por Airan Cal

Blog Segue Viagem
|
Salvador – Bahia | Crédito: Shutterstock.com

Salvador, terra de Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Gal Costa, Carlinhos Brown, Lázaro Ramos, Wagner Moura, de Airan Cal, negociador da equipe de Produtos Nacionais do GRUPO TREND que atua na regional Nordeste, e de muita coisa boa. Por isso, preparamos um post especial para falar deste destino: prepare-se para conhecer a cidade como um bom soteropolitano.

As praias dos baianos

Quando falamos sobre a capital da Bahia, quais são os principais atrativos que vêm à sua cabeça? Pelourinho, Baía de Todos-os-Santos, Farol da Barra, Elevador Lacerda, acarajé, baianas com saias rodadas, Mercado Modelo e a Igreja do Senhor do Bonfim, com suas icônicas fitinhas coloridas, com certeza são alguns deles. Mas a ensolarada e sempre alegre cidade tem muito mais a oferecer.

Elevador Lacerda – Salvador – Bahia | Foto: Tereza Torres / SETUR

Com aproximadamente 50 km de costa litorânea, Salvador é uma verdadeira imensidão de areia e mar. São tantas as opções de praias que mesmo quem já é um visitante frequente tem motivos de sobra para voltar e se surpreender. Entre as preferências dos nativos para curtir sol, sombra e água fresca longe do frenesi dos turistas estão as praias do litoral norte, que ficam bem próximas ao Aeroporto Luís Eduardo Magalhães. Três delas merecem destaque: Stella Maris, Flamengo e Ipitanga.

Procurada por surfistas, Stella Maris é um conjunto de coqueiros, areia fofa, ondas fortes e mar cheio de pedrinhas – se refrescar nas piscinas naturais formadas em dias de maré baixa é uma ótima pedida. Mais adiante, a Praia do Flamengo também é uma das favoritas dos aficionados por surfe. Com pequenas dunas de areia e água em tons de verde e azul, o cenário paradisíaco é perfeito para quem busca paz e sossego. Para fechar com chave de ouro, a última parada é no município vizinho de Lauro de Freitas, onde o mar aberto (totalmente ligado ao oceano) da Praia de Ipitanga recepciona os visitantes com sua orla tranquila e excelente infraestrutura.

Um tempero para lá de arretado

Já cantava Ary Barroso: “no tabuleiro da baiana tem vatapá, caruru, mugunzá, tem umbu”. E o bom é que em Salvador ninguém fica apenas na vontade. Reconhecida internacionalmente pela riquíssima culinária, a gastronomia é tão variada que, inclusive, rende um roteiro turístico dedicado exclusivamente para ela.

Não deixe de recomendar uma visita aos restaurantes localizados no entorno da Pedra Furada, como o Recanto da Lua Cheia. Ponto de encontro de soteropolitanos e fãs de casquinhas de siri, peixes, frutos do mar, cocadas caseiras e outros quitutes típicos da cozinha regional, o empreendimento conta com outro diferencial: a vista deslumbrante da Baía de Todos-os-Santos.

Agora, se o viajante quiser experimentar a melhor moqueca de camarão do destino, o lugar mais indicado é o Donana Restaurante, um dos points favoritos dos moradores quando o objetivo é comer bem em um ambiente simples e aconchegante. Vale lembrar que o estabelecimento não funciona às segundas-feiras, ok?

O charmoso bairro da Ribeira

O ritmo típico das cidades do interior, marcado pela harmonia cosmopolita das grandes capitais: assim pode ser descrito o famoso bairro da Ribeira. Banhada pela Baía de Todos-os-Santos, esta região da Cidade Baixa sem dúvida daria uma ótima musa inspiradora para canções no estilo bossa-nova graças às cadeiras colocadas nas calçadas ao entardecer, aos barcos navegando em águas claras e mansas e, é claro, aos bares e restaurantes que dão o tom boêmio ao local.

Sorveteria da Ribeira – Salvador – Bahia | Foto: Tatiana Azeviche

Durante o passeio por ali, além de apreciar um belíssimo pôr do sol – que dizem ser um dos mais bonitos da Bahia –, é quase obrigatório dar uma paradinha na Sorveteria da Ribeira, o ponto turístico mais famoso do pedaço. Em funcionamento desde 1931, preserva a arte de produzir sorvetes deliciosos de maneira artesanal, disponibilizando cerca de 60 sabores, entre frutas tropicais, exóticas e ao leite.

Happy Hour 24 horas por dia

Na cidade das festas populares, onde a alegria impera em todas as estações do ano, o agito e a diversão não têm hora para começar ou acabar. Portanto, não é por acaso que, quando o assunto é curtir e comer bem, o destino dos salvadorenses seja justamente um barzinho, aberto noite adentro.

Instalado no Shopping Boulevard, o Caminho de Casa, especializado na culinária regional, é outra opção para qualquer hora do dia, trabalhando com um cardápio que inclui de carne de fumeiro a iscas de tilápia, passando, ainda, por um espetacular filé mignon. Aos domingos, o buffet fica a cargo da tradicional feijoada, que, aliada ao som ambiente à base de chorinho e bossa-nova, garante a satisfação dos visitantes.


Escrever Comentário

Com um agente de viagens, faça chuva ou faça sol, a sua tranquilidade é garantida.

Véspera de férias? Então bora dormir tranquilo, com a certeza de que o seu aéreo, reservas em hotéis e serviços estão confirmados.

Veja Mais

Os agentes de viagens estão aqui pra te ajudar a ter a viagem dos sonhos com a tranquilidade que você merece ;)

Veja Mais