Dica: o que comer na Austrália

Blog Segue Viagem
|

Aquele velho ditado “Saco vazio não para em pé” ganha uma importância ainda maior quando se está em terras australianas. É preciso energia de sobra para aproveitar ao máximo as milhares de atrações que o país oferece. Mas, afinal, quais são os pratos típicos do destino? A pergunta é difícil de ser respondida justamente porque não existe uma resposta concreta.

Conheça o melhor pedaço da Costa Leste da Austrália
Do Brasil à Austrália: 5 rotas incríveis para fazer de carro
Você precisa conhecer a Austrália
Victoria, Austrália: altas ondas!
Austrália: conheça Margaret River

Talvez em virtude da colonização inglesa, a verdade é que, ao longo dos anos, a Austrália passou a incorporar à sua gastronomia elementos da culinária europeia e também da asiática, adotando um pouco daqui e dali. Para os turistas este é o melhor dos mundos, já que a região é conhecida pela ampla variedade de restaurantes.

Carne em primeiro lugar

Comida Australiana – Austrália | Crédito: Caesararum

Os australianos herdaram dos britânicos o gosto por uma especiaria muito apreciada no Velho Continente: “fish and chips”. Isso mesmo! A combinação entre peixe empanado e batata frita é uma das grandes paixões nacionais e, de tão popular, resultou no surgimento de restaurantes especializados.

Apesar de o canguru ser símbolo do destino, ganham destaque a carne assada de carneiro e a carne de porco com molho de maçã. Os nativos também são fãs de tortas de carne moída, conhecidas lá como “meat pie”. É fácil encontrá-las em padarias e lanchonetes e, inclusive, existe uma lei que determina que 25% do salgado deve ser composto por carne.

O gosto pela carne não para por aí. Os australianos adoram um churrasco – tradução das expressões barbecue, barbie ou simplesmente BBQ – e é extremamente comum ver grupos realmente grandes ao redor de churrasqueiras a gás ou elétricas, deliciando-se com bifes, salsichas e hambúrgueres na chapa. Detalhe: as carnes são envolvidas em um pão de forma e normalmente acompanhadas por algum tipo de molho. Alguns parques, praias e jardins disponibilizam churrasqueiras gratuitamente ou mediante pagamento.

Os tradicionais

Torta de carne vegana – Austrália | Crédito: Pengo

Se você vai para a Austrália, não pode deixar de experimentar o vegemite, muito consumido no país. Trata-se de um alimento da família das geleias e à base de extrato de levedura de cerveja, o que lhe confere um gosto amargo e salgado ao mesmo tempo. Com uma textura lisa e puxando para a cor marrom, é tradicionalmente passado em pães e torradas. Devido ao gosto forte, pelo menos para quem ainda não está acostumado, é melhor não abusar da quantidade.

Quanto às sobremesas, uma das mais conhecidas é a Pavlova. Deliciosa e leve, a torta doce tem recheio de suspiro e frutas, geralmente kiwi, limão, abacaxi ou morango.

Comida do vizinho

Frango coreano – Austrália | Crédito: Ashishlohorung

A proximidade com a Ásia pode ser um dos fatores que explicam por que os australianos gostam tanto de culinária chinesa. As cidades de Sidney e Melbourne, principalmente, concentram um grande número de restaurantes chineses, tailandeses, japoneses, coreanos e vietnamitas. Pratos como o frango Hainanese, acompanhado pelo arroz basmati e molho de pimenta; e o “char kway teow”, um tipo de macarrão frito de arroz com camarão, ovos, feijão e trigo, muito frequente na Malásia e em Cingapura, são consumidos com frequência no país.

Muitos dos restaurantes típicos da Austrália também servem cheeseburguer com bacon, sanduíche de ovos e presunto e saladas com abacates cortados em tiras.

De olho no relógio

Para os australianos, o jantar é considerado a principal refeição do dia. Isso porque, de acordo com os nativos, dificilmente a família consegue se reunir para almoçar. À noite, as casas exalam o delicioso cheiro de carne e batata. O vinho também é muito apreciado – pudera, a Austrália é uma das principais produtoras, competindo de igual para igual com países como França, Portugal e Espanha.


Escrever Comentário

Com um agente de viagens, faça chuva ou faça sol, a sua tranquilidade é garantida.

Véspera de férias? Então bora dormir tranquilo, com a certeza de que o seu aéreo, reservas em hotéis e serviços estão confirmados.

Veja Mais

Os agentes de viagens estão aqui pra te ajudar a ter a viagem dos sonhos com a tranquilidade que você merece ;)

Veja Mais