Dica do viajante: Manaus, por Edson Heitor

Blog Segue Viagem
|
Manaus – Amazonas | Crédito: Pedro Angelini

Edson Heitor, negociador da equipe de Produtos Nacionais do GRUPO TREND que atua na regional Norte, aceitou nosso convite para escrever um texto redondinho e repleto de dicas para você que está de malas prontas ou planeja seguir viagem para Manaus. Anota aí:

Manaus: a época áurea da Paris brasileira 
Manaus: conheça a maior bacia hidrográfica do mundo
Manaus à mesa: conheça a gastronomia local 

Conhecida por ser a residência fixa da Floresta Amazônica, Manaus é a cidade mais cosmopolita do Norte do país, com muitos atrativos para os turistas, desde o agito da capital até as belezas naturais de seus arredores e interior. Manaus tem uma vida cultural intensa, deliciosa gastronomia e uma incrível riqueza natural espalhada por seu território. Para uma visita completa, recomendo que o viajante planeje de cinco a sete dias de permanência, pois assim terá tempo suficiente para conhecer muitas das atrações.

Dentro da cidade, dos diversos pontos turísticos destaco o Largo de São Sebastião, situado no centro. É ali que está localizado o mundialmente famoso Teatro Amazonas, que apresenta agenda cheia o ano inteiro e, por isso, dá para se programar via site e assistir a algum espetáculo durante sua visita. Nos arredores do teatro ainda são promovidos shows de música ao vivo, e vários bares e restaurantes tradicionais ajudam a completar o cenário da região.

Continuando no centro da cidade, recomendo dar uma olhada no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, cuja construção em estilo art nouveau se destaca no meio da paisagem. O mercado é o local ideal para provar a comida regional, conhecer ervas e produtos típicos, comprar artesanato, decoração e lembranças do Amazonas.

A 25 minutos do centro está outro ponto de turismo importante: estamos falando da Praia de Ponta Negra. Além de lugar turístico, o bairro é um dos mais refinados da cidade, com diversos condomínios de luxo. A orla ganhou vários quiosques de comidas, um calçadão, jardins, mirante e anfiteatro. É um lugar muito bem cuidado, excelente para curtir o pôr do sol, passear ou fazer atividade física.

Por estarmos bem no coração da Amazônia, é imprescindível conhecer algum dos diversos hotéis de selva existentes. A sensação de imersão na floresta é completa e atrai turistas do mundo inteiro que buscam esta experiência única. São, em sua maioria, acomodações muito confortáveis, que vão do requintado ao rústico. Há, também, dezenas de  atividades que têm a floresta como protagonista: passeios de canoa pelos igapós (floresta inundada) ou saídas para observar os animais que vivem no topo das árvores, feito aves e macacos, por exemplo.

Finalizando esta parte de atrações, fechamos com chave de ouro falando sobre o Encontro das Águas. Tudo que se ouve deste fenômeno que une os rios Negro e Solimões não é exagero. A experiência de avistar este encontro encanta tanto de perto quanto de longe. Não darei spoilers e deixarei que você, viajante, descubra no dia do seu passeio por que esses dois gigantes da natureza não se misturam.

Voltando à capital, não se esqueça de visitar alguma peixaria da região. Você pode pedir indicação aos locais, que com certeza darão belas dicas (e também é uma oportunidade para fazer amizade com os manauenses). São inúmeras as opções, distribuídas por toda a cidade. Entre elas, estão a Tambaqui de Banda, a Peixaria Poraquê e a Peixaria do Juvenal, para citar algumas. Os peixes tambaqui, pirarucu e tucunaré são deliciosos e fazem a cabeça dos turistas e chefs famosos.

Como não poderia faltar, vamos falar um pouco de compras. Já ouvi vários amigos meus de todas as partes do país afirmarem com convicção que alguns eletrônicos e perfumes (produtos originais) são mais baratos aqui. Então, recomendo um passeio ao Manauara Shopping (maior e bem diferente dos shoppings tradicionais), Ponta Negra Shopping e Amazonas Shopping.

Gostou? Já está de malas prontas para ir até Manaus? Só não se esqueça de levar roupas leves, protetor solar, boné, chapéus e óculos de sol. Se sua viagem for durante a estação chuvosa, entre os meses de dezembro e maio, quando chegar à cidade compre um guarda-chuva daqueles bem baratinhos mesmo, afinal, a chuva geralmente dá uma trégua. Boa viagem!


Escrever Comentário

Com um agente de viagens, faça chuva ou faça sol, a sua tranquilidade é garantida.

Véspera de férias? Então bora dormir tranquilo, com a certeza de que o seu aéreo, reservas em hotéis e serviços estão confirmados.

Veja Mais

Os agentes de viagens estão aqui pra te ajudar a ter a viagem dos sonhos com a tranquilidade que você merece ;)

Veja Mais