Dica de saúde: queimadura solar

Blog Segue Viagem
|

Embora a maioria da população tenha noção dos efeitos maléficos da exposição excessiva ao sol, muitos já experimentaram a desagradável experiência de uma queimadura solar. Isso acontece porque a pessoa não se protegeu adequadamente e acabou machucando a pele. Depois de uns dias, começamos a “descascar”.

Saúde em dia durante períodos de sol intenso
Cuidados com a saúde na hora de viajar
Férias de verão em Cunha, no interior de São Paulo

Para te ajudar a passar bem longe das queimaduras de sol ou como se cuidar caso marque bobeira, conversamos com a dermatologista Thais Saback. A médica dá várias dicas e explicações que irão fazer diferença em seus momentos de lazer.

O que é?

A queimadura solar nada mais é que uma reação aguda à exposição excessiva ao sol, e ela depende de dois fatores: a intensidade da exposição ao sol e do tipo de pele de cada pessoa. Em geral, pessoas de pele, cabelos ou olhos claros se queimam mais facilmente.

Sintomas

Os sintomas consistem em vermelhidão, inchaço, ardor e dor local. Aparecem após duas a sete horas após a exposição, e atingem a intensidade máxima em 12 a 24 horas depois da exposição inadequada ao sol. Ela pode persistir por dias. Nos casos mais intensos, ocorre a formação de bolhas na pele e há até risco de desidratação. A longo prazo, a excessiva exposição solar pode desencadear o aparecimento de manchas na pele, envelhecimento precoce e predispor ao câncer de pele. É desaconselhado o uso de produtos bronzeadores e câmaras de bronzeamento artificial.

O que fazer?

Em caso de queimadura solar leve, o ideal é o uso de compressas frias e de aplicação de cremes hidratantes no local da vermelhidão. Nos casos mais graves, deve-se procurar uma assistência médica.

Horários

A melhor atitude é sempre a prevenção, evitando exposição nos horários de pico (das 10h às 16h), através do uso de protetor solar, óculos escuros e chapéus.  Também já existem no mercado roupas com proteção ultravioleta que podem ser uma boa opção.

* Thais Saback fez residência em Dermatologia e Pós-graduação em Dermatologia Avançada e Cirurgia Dermatológica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), é membro e especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e médica colaboradora do Departamento de Cirurgia Dermatológica da UNIFESP.


Escrever Comentário

Com um agente de viagens, faça chuva ou faça sol, a sua tranquilidade é garantida.

Véspera de férias? Então bora dormir tranquilo, com a certeza de que o seu aéreo, reservas em hotéis e serviços estão confirmados.

Veja Mais

Os agentes de viagens estão aqui pra te ajudar a ter a viagem dos sonhos com a tranquilidade que você merece ;)

Veja Mais