Diários de Motocicleta e o tour pela América do Sul

Blog Segue Viagem
|

Vastos campos verdes, montanhas nevadas, rios e a paisagem da floresta são os cenários que os protagonistas do filme Diários de Motocicleta percorrem em sua aventura pela América do Sul na década de 50. E não eram quaisquer protagonistas: a trama conta a história real da viagem feita por Che Guevara, à época ainda um estudante de medicina que atendia somente por Ernesto, e seu amigo, o bioquímico Alberto Granado. O road movie acompanha os dois pela Argentina, Chile, Peru e Venezuela, e inspira os mais aventureiros a conhecerem estes destinos.

Guevara e Granado partem de Buenos Aires e rumam ao Chile, passando por Miramar e Bariloche. Cruzando a fronteira, seguem por Osorno, Valdívia, Temuco até a capital, Santiago, e em seguida para Valparaíso e Antofagasta. No Peru, os destinos retratados foram Tarata, Titicaca, Cuzco, Aguas Calientes – já em Machu Picchu –, Abancay, Lima, Pucallpa e San Pablo. O roteiro original dos dois viajantes ainda seguiu adiante, passando pelas cidades colombianas de Letícia e Bogotá, e por Caracas, na Venezuela, antes de terminar já nos Estados Unidos, em Miami.

Guia de Miami

As mais de 30 locações reais que aparecem no filme são de destinos sul-americanos, e dá para repetir o roteiro – com um pouquinho mais de conforto do que a La Poderosa oferecia, claro – e conhecer mais sobre nossos vizinhos.

Argentina

Buenos Aires – Argentina | Crédito: Shutterstock.com

A capital argentina foi o ponto de partida, e é uma ótima opção para começar sua viagem também. Atrativos como o Café Tortoni, a Casa Rosada, os bairros do Caminito, da Recoleta e de Puerto Madero e o Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (Malba) não podem faltar em seu roteiro. Já Bariloche é famosa por seu centro de esqui, no Cerro Catedral. A ida ao Chile é feita, na rida real, pelo roteiro chamado Travessia dos Lagos Andinos, dura um ou dois dias e tem como destino final a cidade de Puerto Varas.

Guia de Buenos Aires
Buenos Aires: um passeio pelo moderno Puerto Madero
Buenos Aires para principiantes
Dicas de cultura em Buenos Aires

Chile

Santiago – Chile | Crédito: Shutterstock.com

Já em território chileno, Santiago e Valparaíso são dois destinos imperdíveis. A capital, por sua riqueza histórica, que inclui pontos como a Plaza de Armas e o Museo Histórico Nacional, além da casa La Chascona, do poeta Pablo Neruda. Na litorânea Valparaíso, destino famoso por sua geografia repleta de morros, faça como os personagens do filme e suba da parte baixa para a parte alta da cidade em um dos seus funiculares históricos ainda ativos. Por fim, Antofagasta, região que fica a 1.377 quilômetros de Santiago, completa o roteiro chileno. De um lado, os balneários de Juan López e Mejillones têm praias tranquilas de areias escuras e água bastante gelada; do outro, San Pedro de Atacama e seu famoso deserto, lembrado no filme por sua paisagem lunar inconfundível.

Guia de Santiago
Um tour pelo centro histórico de Santiago

Peru

Machu Picchu, Peru | Foto: Shutterstock

O Peru é o último destino a aparecer no filme. As pequenas cidades por onde os viajantes guardam diferentes aventuras, incluindo uma vista para a Amazônia peruana, em Pucallpa e San Pablo. Claro que, para qualquer viajante, Cusco é um dos pontos altos de seu trajeto. A antiga capital do império inca e as ruínas de Machu Picchu, a cidade sagrada desse povo, têm atrativos que merecem tempo para serem apreciadas. Conheça a fortaleza de Sacsayhuamán, antigo templo inca construído para fins cerimoniais, e siga para Machu Picchu. O trem parte da estação ferroviária de Ollantaytambo, e tem como destino final a cidade construída pelos incas no século 15, que impressiona por sua grandiosidade.

Dicas para visitar Machu Picchu

Visita a Machu Picchu: conheça as novas regras

Guia: Machu Picchu

Conheça os 10 melhores museus da América do Sul 


Escrever Comentário

Com um agente de viagens, faça chuva ou faça sol, a sua tranquilidade é garantida.

Véspera de férias? Então bora dormir tranquilo, com a certeza de que o seu aéreo, reservas em hotéis e serviços estão confirmados.

Veja Mais

Os agentes de viagens estão aqui pra te ajudar a ter a viagem dos sonhos com a tranquilidade que você merece ;)

Veja Mais