Aurora boreal: 5 destinos para ver este espetáculo da natureza

Se existe um sinônimo para deslumbrante, definitivamente a aurora boreal é um deles. Afinal, a dança de luzes ou a chamada “Dama Verde” é fascinante e um dos maiores espetáculos da natureza. Predominante nas regiões polares, ela toma conta do céu habitualmente durante o inverno, no período entre outubro e o final de março.

Tá querendo planejar uma viagem para admirar esse fenômeno de pertinho? Então confira este post até o final, pois nós preparamos uma listinha com os melhores destinos para ver a aurora boreal.

1. Alasca

Aurora Boreal - Alasca - Estados Unidos | Crédito: Noel Bazuza

Alasca – Estados Unidos | Crédito: Noel Bazuza

Perfeito para quem procura a combinação entre panoramas extraordinários e muita diversão, o estado norte-americano do Alasca tem tudo para realizar os sonhos de quem está viajando pela primeira vez em busca do fenômeno. Além de ótima infraestrutura turística, dispõe de variadas opções de passeios ao longo do dia.

Fairbanks é um dos principais pontos escolhidos por quem procura as Luzes do Norte (tradução de “northern lights”), já que a região é propícia para o surgimento da aurora boreal. Vale acompanhar os sites de previsão, como o da Universidade do Alasca, bem como alugar um carro para ir até as colinas mais próximas da cidade, como Murphy Dome e Easter Dome.

2. Noruega

Noruega | Crédito: Shutterstock

Conhecida mundialmente como capital da aurora boreal, a cidade de Tromso, no extremo norte da Noruega, é uma escolha pra lá de acertada se o objetivo é cair de amores pela aurora.

Para encontrá-la, o mais indicado é contratar os serviços de um guia ou de uma agência de viagens, uma vez que eles conseguem acompanhar as condições climáticas com precisão e conhecem os pontos mais propícios para o fenômeno. Bônus: bebidas quentinhas, como chocolate e chá, costumam ser servidas nos passeios para amenizar o frio intenso. Se você se amarra em fotos de cair o queixo, melhor ainda! Os guias dão dicas de fotografia para quem quiser captar com a câmera as vibrantes cores da aurora.

Pequena em tamanho e gigante em infraestrutura turística – esbanja restaurantes, hotéis e baladas –, a região é dona de extraordinária beleza natural e reúne fiordes, ilhas e montanhas. Em outras palavras, Tromso é superinstagramável.

Quer mais? Quem viaja para o destino entre maio e julho se depara com o sol da meia-noite, momento em que os dias podem ter até 24 horas de luz.

Tromso é, também, ponto de partida para Ersfjordbotn, Alta, Nordkapp e Kirkenes, assim como para as Ilhas Lofoten, regiões próximas e muito visitadas por turistas.

3. Islândia

Islândia shutterstock 1123796420

Islândia | Crédito: Shutterstock.com/Oleksii Liebiediev

A Islândia é um dos países mais isolados do globo, mas sua posição geográfica é muito favorável à aparição das luzes. Isso significa que o destino tem a maior temporada de aurora boreal de todas. Vulcões, cachoeiras, lagos de icebergs e termais, gêiseres e outros elementos espetaculares ajudam a compor este cenário de contos de fadas.

À noite, para contemplar a aurora boreal, é interessante percorrer a Ring Road, rodovia que segue por toda a costa do país e dá acesso aos melhores pontos para observação. Entre eles está a capital Reykjavik e Akureyri, segunda maior cidade islandesa.

4. Canadá

Yukon - Canadá | Crédito: Shutterstock

Yukon – Canadá | Crédito: Shutterstock

Paisagens inigualáveis, estradas cinematográficas e lagos de águas transparentes são apenas algumas das características deste país, o segundo maior do mundo. Dispondo de tantas alternativas de tirar o fôlego, a aurora boreal pode ser avistada entre o outono, o inverno e um pedacinho da primavera canadense. Anote aí: entre setembro e outubro e entre março e abril.

No total são mais de 20 pontos ideais para curtir a aurora espalhados por toda a região. No entanto, entre os mais procurados cabe ressaltar a cidade de Whistler e o território de Yukon.

5. Finlândia

Finlândia | Crédito: Shutterstock

Finlândia | Crédito: Shutterstock

O que acha de acompanhar a aurora boreal diretamente de um iglu? Na Finlândia, em meio a florestas e picos nevados, isso é mais do que possível. A região da Lapônia finlandesa é a mais buscada por conta da grande incidência de luzes dançantes. Prepare o casaco, porque as temperaturas chegam a cerca de -30°C. Congelante!

A aldeia de Nellim também é uma excelente alternativa: dá para admirar a Dama Verde sobre o Lago Inari, o terceiro maior da Finlândia, e da ponte de Paatsjoki. A região conta com vários hotéis com teto de vidro, permitindo que você admire o céu de qualquer lugar.

A CAÇA À AURORA BOREAL: DICAS EXTRAS

Tromsø - Noruega | Crédito: Shutterstock

Tromsø – Noruega | Crédito: Shutterstock

Embora os cinco países mencionados acima sejam extremamente favoráveis à aparição da aurora boreal, é sempre válido destacar que existe a chance de não conseguir vê-la.

Isso porque a aparição do fenômeno está vinculada a uma série de questões climáticas, como céu limpo e intensidade de partículas liberadas pelo sol. Justamente por isso é imprescindível contratar os serviços de uma agência especializada, visto que os profissionais têm acesso a aplicativos e sites que mostram uma previsão de quando e onde ela deve aparecer.

Outro fator é a necessidade de estar o mais longe possível de poluição luminosa: a aurora prefere a escuridão para se manifestar. Portanto, os passeios de “caça” à aurora boreal são sempre à noite e em lugares a céu aberto. Já sabe o que isso significa, né? Frio, frio e frio. Sendo assim, garanta roupas e sapatos propícios para neve, toucas, cachecóis, luvas e tudo o mais que você tem direito.

E você, já viu a aurora boreal? Então conta pra gente como foi! Além de ser o sonho de consumo de muita gente, assim você ajuda a esclarecer as dúvidas de outras pessoas.

Ah, mais uma coisa: caso esteja pensando em viajar, consulte um agente de viagens. Dessa forma você garante o melhor roteiro, a melhor hospedagem e a melhor experiência de todas 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0