6 motivos para viajar para a Noruega

Tromsø - Noruega | Crédito: Bruna Dinardi

Tromsø – Noruega | Crédito: Bruna Dinardi

Você já pensou em viajar para a Noruega? Conhecido como a terra dos vikings, o país coleciona belezas naturais e uma história bem rica, além de mandar muito bem na gastronomia. Superorganizado, tudo funciona às mil maravilhas por ali, o que significa que é fácil, fácil se apaixonar pela região.

Para te mostrar que a gente está falando a verdade, confira abaixo seis motivos para partir rumo a esse destino extraordinário em uma próxima viagem. Mas, oh, atenção: não é nossa culpa se você quiser começar a arrumar as malas desde já, OK?

Noruega nas quatro estações do ano

1. O sol da meia-noite

Sol da meia noite Noruega 1

Comuna de Vardø – Noruega | Crédito: Shutterstock.com/CatalinT

No verão, fenômenos naturais envolvendo a inclinação da Terra e do Polo Norte fazem com que o sol não se ponha durante várias semanas no norte do país. O resultado? Luz do sol o dia inteirinho. Para presenciar o sol da meia-noite, tente se programar para viajar para a Noruega nos meses de junho e julho. Contudo, é válido ressaltar que, mais ao norte do país, o fenômeno se dá entre maio e agosto.

De uma forma ou de outra, esse espetáculo natural é superpropício para atividades diferentonas, como jogar uma partida de golfe durante a madrugada ou fazer uma caminhada noturna em uma das inúmeras montanhas que emolduram a região. Portanto, prepare a câmera! Mas não se esqueça de tirar alguns minutos para contemplar o céu com os próprios olhos, sem o intermédio das lentes.

Noruega: como aproveitar a noite

2. Patrimônio Natural Mundial

The Nærøyfjorden – Noruega | Crédito: Øyvind Heen

Belas obras da natureza, fiordes são extensas entradas para o mar margeadas por altas montanhas rochosas. E você poderá observar alguns deles enfeitando cenários noruegueses. Esse é o caso, por exemplo, de Nærøy e Geiranger, intitulados Patrimônios Mundiais pela Unesco. Preste bastante atenção à paisagem, pois focas, botos, peixes e aves que vivem no local a tornam ainda mais bonita e interessante.

As belezas naturais da Noruega

3. Aurora boreal

Kattfjordeidet – Kvaløya – Noruega | Crédito: Gaute Bruvik

As chances de presenciar esse espetáculo da natureza são maiores entre o final de setembro e início de março, quando a escuridão se prolonga. Porém, o clima frio e seco são pontos favoráveis para o show acontecer em dezembro. As áreas costeiras, por conta dos ventos do leste que limpam o céu, costumam ter mais visibilidade. Assim, não existe mês ou data exatos. Quem deseja contemplar as cores brincando nos céus noruegueses deve se manter informado sobre as notícias climáticas.

No entanto, uma das cidades mais indicadas para admirar este fenômeno é Tromsø, no Círculo Polar Ártico. Diversas empresas promovem passeios noturnos e se dedicam à caça da aurora boreal, presenteando os visitantes com um show de luzes. Lembre-se de vestir roupas próprias para neve, já que é preciso ficar de olho no céu para a aurora aparecer e, portanto, ficar a céu aberto, em pleno inverno norueguês. Devido às temperaturas baixíssimas, a maioria das empresas fornece também chás e chocolates quentes.

4. Terra dos vikings

Museu do Navio Viking - Oslo - Noruega | Crédito: Bruna Dinardi

Museu do Navio Viking – Oslo – Noruega | Crédito: Bruna Dinardi

Famoso, também, pelos vikings, o país oferece diversas experiências relacionadas aos piratas. Na cidade de Lofotr, um museu remonta uma habitação típica da era Viking e sedia festivais e eventos que revivem as tradições e vida dos piratas. Já na capital Oslo dá para visitar o Museu do Navio Viking (Vikingskipshuset, em norueguês) e conhecer relíquias e artigos originais da época.

5. Culinária diferenciada

Brunost, uma das iguarias mais tradicionais da Noruega | Crédito: Cabday Foap

Conhecida pelo bacalhau e salmão, a cozinha norueguesa usa muito das frutas, em especial a amora, que dão em suas florestas e montanhas na preparação de sucos e sobremesas. Na temporada de caça, são preparados muitos pratos com carne de alce, veado e rena, ainda que a de carneiro seja a mais popular. Outra marca da culinária do país é o brunost, queijo coalhado marrom.

6. Muita história pra contar

Oslo - Noruega | Crédito: Bruna Dinardi

Oslo – Noruega | Crédito: Bruna Dinardi

Antes um dos países mais pobres da Europa, a descoberta do petróleo offshore no final da década de 1960 gerou investimentos em serviços sociais e de saúde, dando uma guinada na economia e na qualidade de vida do país. Hoje, a Noruega está entre os melhores destinos para se viver.

E você, já teve a chance de viajar para a Noruega ou pretende conhecer o país em um futuro próximo? Compartilha suas experiências com a gente! Dessa forma você ajuda outros viajantes. Ah, e sempre consulte um agente de viagens se quiser se aventurar pelo mundo. Assim você garante zero perrengues na sua aventura 🙂

1 Comentário

  1. Fabinho disse:

    Adorei seu artigo falando dos motivos.Realmente a Noruega é um lugar maravilhoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0