Como bombar nas redes sociais: dicas da diretora de Marketing do B2B da CVC Corp

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Tá a fim de fortalecer a marca? Use todos os recursos das redes sociais | Crédito editorial: Nopparat Khokthong/Shutterstock.com

Que a internet pode ser uma aliada e tanto quando o objetivo é potencializar a exposição de uma marca não é segredo pra ninguém. Mas será que você, agente de viagens, está fazendo a sua lição de casa e obtendo todos os resultados que poderia obter? Para responder a essa pergunta, convidamos Renata Esteves, diretora de Marketing, Suporte ao Cliente, Treinamento e Desenvolvimento (TeD), Qualidade e HelpDesk das Unidades B2B da CVC Corp.

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Trazendo consigo extensa experiência no setor de turismo – são 18 anos só de companhia! –, Renata separou algumas dicas bem valiosas para os profissionais que querem utilizar as redes sociais e explorar as inúmeras possibilidades do universo digital para alcançar um número sempre maior de pessoas. E tudo isso com qualidade e eficácia, é claro!

Tá a fim de conferir esse bate-papo? Então leia este conteúdo até o fim!

ENTREVISTA EXCLUSIVA: RENATA ESTEVES, DIRETORA DE MARKETING, SUPORTE AO CLIENTE, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO, QUALIDADE E HELPDESK DAS UNIDADES B2B DA CVC CORP

1. Quais dicas você daria para uma agência de viagens que quer deixar sua marca em evidência sem ter muito custo?

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Renata Esteves, diretora de Marketing, Suporte ao Cliente, Treinamento e Desenvolvimento, Qualidade e HelpDesk das Unidades de Negócio B2B da CVC Corp | Crédito: Divulgação CVC Corp

Apostar nas redes sociais e na rede de relacionamento da agência, assim como envolver os próprios colaboradores, caso haja, nesse processo de divulgação. Isso porque às vezes a empresa investe em publicidade e os funcionários, mesmo que sejam três ou quatro, não compartilham o conteúdo em seus perfis pessoais. Esse contato é superimportante e amplifica a visibilidade da marca.

Outra vantagem de apostar nas redes sociais é que elas são uma forma de comunicação sem custo – isso, claro, desde que a agência não invista em campanhas. Além disso, hoje em dia as pessoas têm fácil acesso a ferramentas e a dicas de como utilizá-las com excelência e obter uma boa performance. Isso envolve, por exemplo, saber quais são os melhores horários para publicação de posts e por que a recorrência é tão fundamental.

Esse tipo de conteúdo está à disposição dos agentes de viagens em sites de busca e, também, aqui no Segue Viagem. Para começar, que tal acessar o post Como vender usando o Instagram: 8 dicas infalíveis? Quem quiser se aprofundar ainda mais no assunto pode – e deve! – conferir os posts Vendas com o WhatsApp: como usar o app a seu favor, E-mail marketing como ferramenta de vendas e um conteúdo exclusivo com dicas de marketing digital para agências de viagens.

2. Em sua opinião, o que é indispensável para uma boa divulgação via redes sociais?

Em primeiro lugar, curadoria de imagens. Imagem chama muito a atenção do público, principalmente em redes sociais. Depois, eu diria que uma coletânea de informações que não deixe dúvida no cliente: período da oferta, valor, quantidade de parcelas, tipo de produto. Essas informações básicas, mas completas, são superimportantes para que o cliente tome a decisão de forma quase imediata e pense “isso tem a ver comigo, é isso o que eu quero”.

Alguns apps podem ajudar bastante, sobretudo com as imagens. O Mojo é um aplicativo gratuito, para edição de vídeos, e bem fácil de usar. Já o Facetune, o VSCO Cam e o Lightroom são bem completos e ótimos para edição de fotos, possibilitando o ajuste de brilho, contraste, cores, retoques e a adição de efeitos e filtros.

3. Qual é a melhor forma de conquistar a confiança dos clientes no mundo digital?

Por meio da recorrência e do engajamento. O cliente deve perceber que por trás daquela rede social tem uma pessoa operando com expertise, com constância e com frequência. Isso também significa responder aos comentários e interagir com os seus seguidores. Será que alguém gostaria de comprar de uma agência cujo último post foi em 2020? Acredito que não. Portanto, manter a recorrência de publicações e o perfil sempre atualizado são passos essenciais para o sucesso no universo digital.

4. O Segue Viagem tem alguns materiais exclusivos para os agentes, incluindo posts para redes sociais. Como faz para acessar esse conteúdo?

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Área do Agente: uma das cerejas do bolo do Segue Vigem | Crédito: Divulgação

Um dos diferenciais do Segue Viagem é a Área do Agente, espaço VIP cheio de funcionalidades que têm como objetivo ajudar o agente de viagens a alavancar as suas vendas e, como consequência, se aproximar mais e mais do passageiro.

Um dos recursos mais utilizados é o Envie e-mails marketing, que disponibiliza os e-mails marketing disparados diariamente pelas Unidades de Negócio B2B da CVC Corp e permite que os usuários escolham a arte que queiram encaminhar ao passageiro. A cereja do bolo é que a arte é disparada com as informações de contato da agência, sem qualquer menção à CVC Corp. Ou seja: é tudo personalizado.

Ao mesmo tempo, o botão Posts para redes sociais: ofertas e conteúdos, como o nome já diz, coloca ao alcance do usuário diversos materiais para o agente baixar e publicar em suas redes sociais ou compartilhar via WhatsApp. Esse recurso é abastecido diariamente, então sempre tem coisa nova por ali. Isso favorece bastante o agente de viagens que visa manter a recorrência e, assim, fortalecer sua marca.

Para explorar essa área restrita, basta utilizar os mesmos dados de login dos sistemas de reserva Visual NaTrend e NaTrend (código da agência, usuário e senha). Por outro lado, quem não tiver acesso a esses sistemas, mas já for cliente das empresas B2B da CVC Corp (RexturAdvance, Trend Viagens, Visual Turismo e Esferatur), basta entrar em contato com o seu executivo de vendas e solicitar esse acesso.

Para concluir, o Segue Viagem também conta com uma seção do blog específica para o agente de viagens. Ali são encontradas dicas de vendas, entrevistas exclusivas e informações sobre o mercado. Vale a pena conferir!

5. Quais são as maiores oportunidades e desafios de estar à frente de algumas diretorias da Unidade B2B da CVC Corp?

Embora sejam várias áreas, elas são interligadas. A área de Planejamento tem muito a ver com Marketing, porque é estudo de mercado, ao passo que a de Treinamento também, já que você não pode divulgar algo sobre o qual não treinou seus colaboradores ou o próprio agente de viagens para vender. A de HelpDesk, por outro lado, está no front com o cliente e ouve qualquer tipo de dúvida, a qual pode ser esclarecida via equipes de Marketing ou Treinamento. Em outras palavras, é como se o HelpDesk fosse uma ouvidoria de mercado, fornecendo insights para outras áreas.

O departamento de Qualidade também tem muito implícito isso. Até porque, quando falamos em Marketing, falamos em fidelidade, em recorrência, em serviços. Se a gente não conseguir medir a qualidade do serviço que estamos oferecendo, como vamos garantir que o cliente está satisfeito e comprando com frequência?

Eu diria que a principal oportunidade envolve o fato de estarmos em um momento de transformação. E isso envolve tudo: trabalho, processos, fluxos, comunicação. No que se refere aos desafios, o maior de todos é como manter equipes que não são da mesma área engajadas do mesmo modo. O engajamento, de modo geral, é bastante desafiador nesse momento de home office. E também é preciso trabalhar muito para fazer as conexões entre as áreas e garantir que haja uma sinergia entre o todo.

6. Você tem alguma dica especial para aqueles que estão entrando agora nas redes sociais e plataformas digitais, como Facebook, Instagram e YouTube, entre outras?

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Tá a fim de fortalecer a marca? Use todos os recursos das redes sociais | Crédito editorial: Nopparat Khokthong/Shutterstock.com

Minha primeira dica é usar todos os recursos que cada plataforma oferece. No Instagram, por exemplo, você tem que usar os stories, o reels, o feed, fazer interações de perguntas. É preciso explorar tudo isso para gerar engajamento e para o Instagram entender que você é importante, mostrando a sua cara, a sua marca para mais pessoas.

A segunda dica é mesclar esses recursos com uma atuação pautada em recorrência e conteúdo relevante, bem como acompanhar o calendário de oportunidades, o que inclui sazonalidade, feriados, datas comemorativas… Esse alinhamento ajuda a ganhar relevância com o usuário, pode acreditar.

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E você, o que achou das dicas? Fique mais do que à vontade para colocar todas elas em prática! Ah, e depois volte aqui pra contar pra gente quais foram os resultados, combinado?

2 Comentários

  1. Como ter um suporte completo para divulgação das laminas CVC em nossas redes. É um trabalho diário e toma muito tempo. Devemos contratar um profissional para isso? Estagiário? Um terceirizado?

    • Segue Viagem disse:

      Fazer a gestão das redes sociais demanda tempo mesmo, Ivan. A ideia é que você divulgue aquilo que faz mais sentido para o seu negócio e para o seu público, sem inundar de ofertas, e de forma excessiva, o seu feed (e, consequentemente, sem “cansar” os seus seguidores), mas, também, sem deixar o seu perfil desatualizado por muito tempo. No caso de posts com conteúdo (sem valores e sem promoções, por exemplo), nossa sugestão é preparar um cronograma e organizar certinho em uma planilha quais temas você deseja divulgar e quando. Isso permite que você trabalhe nesses conteúdos antecipadamente e garanta que cada um deles tenha a qualidade que o seu cliente (ou potencial cliente) merece.

      Pra dar uma forcinha com isso, na Área do Agente, aqui no Segue Viagem, você encontra ofertas e promoções prontinhas para serem compartilhadas, assim como vários dos posts que nós utilizamos em nossas redes sociais. É só fazer o download das artes que você tem interesse e replicar nas suas redes. Aí, neste caso, você só precisa escrever um textinho para acompanhar as artes, combinado? Fique à vontade também para usar e abusar do conteúdo que você encontra aqui no nosso blog. A única coisa que a gente pede é que, se você for reproduzir os nossos textos em um site ou blog, sempre dê o link para o post original, preferencialmente na forma de um hiperlink. Dessa forma você evita problemas com direitos autorais, já que as nossas fotos são retiradas de bancos de imagens pagos 😉

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