Conheça BH: da Pampulha à Praça da Liberdade

Página inicial Viagem Conheça BH: da Pampulha à Praça da Liberdade
Pampulha - Belo Horizonte - Minas Gerais
Pampulha - Belo Horizonte | Crédito: Marcelo Rosa
Pampulha – Belo Horizonte | Crédito: Marcelo Rosa

Impossível estar em Belo Horizonte e não falar de Oscar Niemeyer. O arquiteto é o responsável por alguns dos cartões-postais da cidade, os edifícios que compõe o Conjunto Moderno da Pampulha, circundando a lagoa. Ali estão também obras de Cândido Portinari, Alfredo Ceschiatti, Augusto Zamoyski, Paulo Werneck, José Alves Pedrosa e do paisagista Roberto Burle Marx.

Dentre os destaques estão o Museu de Arte da Pampulha, o MAP, projetado por Niemeyer originalmente para abrigar um cassino e hoje conta com um acervo de cerca de 1.400 obras; e a Casa do Baile, inaugurada como espaço de dança popular e recentemente revitalizada para sediar o Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design. Como em outras edificações, os jardins de ambos foram criados por Burle Marx.

Mas provavelmente o projeto mais icônico de todo o complexo seja a colaboração de dois mestres. A Igreja São Francisco de Assis, projetada por Niemeyer. É revestida de azulejos azuis e decorada por dentro. E por fora com painéis incríveis assinados por Cândido Portinari. As obras do pintor paulista retratam a Via Sacra e São Francisco, que dá nome à igreja.

Conhecendo mais de Belo Horizonte

Outro passeio memorável é pela Praça da Liberdade, cujos jardins foram inspirados nos do Palácio de Versailles, na França. Há vários prédios históricos ali. Incluindo o Centro Cultural Banco do Brasil, o Museu das Minas e do Metal, o Memorial Minas Gerais Vale e o Palácio da Liberdade. A atração mais divertida, no entanto, é o Espaço TIM UFMG do Conhecimento. Nele há um planetário que abre suas portas para os visitantes subirem ao terraço e observarem os astros pelo telescópio.

0 0 votos
Classificação
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários