O que fazer em Brasília: 24 horas na capital do Brasil

Esplanada dos Ministérios - Brasília - Distrito Federal | Crédito: Shutterstock

Esplanada dos Ministérios - Brasília - Distrito Federal | Crédito: Shutterstock.com

Esplanada dos Ministérios – Brasília – Distrito Federal | Crédito: Shutterstock.com

Projetada em formato de cruz, com as extremidades horizontais arredondadas, Brasília é um símbolo nacional da arquitetura moderna. Tombada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1987, a capital política e administrativa do Brasil tem um céu límpido e multifacetado, tão famoso quanto os seus demais cartões-postais, Brasília é tão surpreendente que em 24 horas já é possível se encantar com suas belezas naturais e históricas. Quer saber como? O Segue Viagem te mostra!

Brasília: relaxe à beira do Lago Paranoá
Conheça o bê-á-bá da capital do Brasil
10 motivos para visitar Brasília
Guia de destinos: Brasília – Distrito Federal

Mas calma aí, viajante! Antes de prosseguir, lembre-se: o momento exige muito cuidado, então que tal aproveitar para planejar as suas férias? Destinos não faltam e o agente de viagens é o seu melhor amigo quando o assunto é uma viagem dos sonhos. E, dessa forma, ao adiar o dia de embarcar, você acaba cuidando da sua saúde e da saúde da sua família 😉

24 HORAS EM BRASÍLIA

9H – Eixo Monumental

Eixo Monumental – Brasília – Distrito Federal | Crédito: Shutterstock.com

Baseada no Plano Piloto que divide a cidade em setores temáticos, Brasília tem dois eixos centrais: um que a corta de norte a sul (Rodoviário) e outro de leste a oeste (Monumental). Como o próprio nome já diz, é ao longo deste último que estão reunidos os principais ícones da arquitetura brasiliense, como a Esplanada dos Ministérios, a Praça dos Três Poderes – sede dos governos Executivo (Palácio do Planalto), Legislativo (Congresso Nacional) e Judiciário (Supremo Tribunal Federal) – e a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, cujo interior é composto por vitrais em tons de azul, verde, branco e marrom. Ou seja, ele não pode ficar de fora da sua lista!

13H – Torre de TV e Feira do artesanato

Torre de TV - Brasília - Distrito Federal | Crédito: Shutterstock.com

Torre de TV – Brasília – Distrito Federal | Crédito: Shutterstock.com

Inspirada na Torre Eiffel, a Torre de TV de Brasília tem 224 metros de altura e um mirante a 75 metros que oferece uma esplêndida vista panorâmica da cidade. Ao mesmo tempo, além do clássico letreiro “Eu <3 Brasília”, na base da torre fica a fonte luminosa que, em determinados dias e horários da semana, apresenta aos espectadores um show e tanto promovido pelo movimento de suas águas. O local é mais que indicado para curtir um almoço tranquilo, já que, nos arredores, há um espaço gastronômico com comidas típicas de diferentes regiões do país, além de uma feira de artesanato com diversas opções de presentes e lembrancinhas.

16H – Palácio da Alvorada

Palácio da Alvorada - Brasília - Distrito Federal | Crédito: Shutterstock.com

Palácio da Alvorada – Brasília – Distrito Federal | Crédito: Shutterstock.com

Residência oficial dos presidentes do Brasil, o edifício de três andares é mais um exemplo da arquitetura vanguardista e genial de Niemeyer, em outras palavras, é espetacular. Logo na entrada, às margens do Lago Paranoá, quem recepciona os visitantes  é um espelho d’água que reflete com perfeição a imagem do palácio. Por fim, às quartas-feiras são realizadas visitas guiadas (de cerca de 30 minutos) a determinadas áreas da casa, como, por exemplo, o hall, a capela, o Salão de Estado, a biblioteca, o Salão Nobre, a Sala de Música, o Salão de Banquetes e os jardins.

17H – Lago Paranoá

Lago Paranoá - Brasília - Distrito Federal | Foto: Paulo Melo

Lago Paranoá – Brasília – Distrito Federal | Crédito: Paulo Melo

Em seguida e para encerrar o dia nada melhor do que navegar pelo Lago Paranoá. Além de apreciar um belíssimo pôr do sol, durante o passeio ainda é possível admirar a Ponte JK, formada por três arcos assimétricos construídos como uma projeção do quicar de pedras sobre as águas – inclusive, reza a lenda que casais que se beijam ao passar por debaixo da ponte ficam juntos para sempre. Enfim, crendices à parte, a única certeza é a de que, ao entardecer, o lago se torna o destino perfeito para esticar a noite em um dos inúmeros barzinhos, restaurantes ou baladas localizados ao seu redor.

E aí, o que você achou das nossas dicas de o que fazer em Brasília? Concorda que todos esses são pontos imperdíveis ou tem algo a acrescentar? Fique mais do que à vontade para compartilhar com a gente nos comentários, pois assim você ajuda outros viajantes. E aqui vai uma dica: sempre que quiser cair na estrada, consulte um agente de viagens. Dessa forma você garante uma trip segura e tranquila!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Your compare list

Compare
REMOVE ALL
COMPARE
0